O segredo da Netflix para ganhar milhões de novos assinantes
Aumento, impulsionado pelo esporte, elevou as ações da empresa, fazendo crescer o seu valor de mercado

A Netflix alcançou um recorde de 18,9 milhões de novos assinantes no último trimestre de 2024, impulsionada por transmissões esportivas ao vivo e a segunda temporada de Round 6. Este aumento, o maior desde o início da pandemia de Covid-19, elevou as ações da empresa, fazendo com que seu valor de mercado se aproximasse de 53 bilhões de dólares.
Transmissões esportivas foram um fator chave neste crescimento. A luta de boxe entre Jake Paul e Mike Tyson, em dezembro do ano anterior, gerou milhões de novas inscrições. A exibição dos jogos de Natal da NFL, com a apresentação de Beyoncé no intervalo, também foi um fator de sucesso no final do ano. A Netflix parece ter apostado fortemente nas transmissões esportivas ao vivo, tanto que fechou um acordo com a Fifa para a transmissão da Copa do Mundo Feminina de 2027 e 2031.
O ingresso da Netflix no mundo dos esportes é visto como um marco para a marca e para a modalidade do futebol feminino. Essa mudança reflete o crescente interesse global por esportes, abrindo novas oportunidades para a visibilidade e valorização do futebol feminino. O início das transmissões esportivas pela Netflix ocorreu com a “Netflix Cup”, um programa que reuniu automobilismo e golfe, modalidades já retratadas em séries do catálogo.
Fusão
Seguindo a tendência de seus principais concorrentes, o movimento da Netflix consolida a fusão entre esportes e plataformas de streaming. O crescimento do streaming no Brasil é resultado de diversos fatores, incluindo o fácil acesso e a flexibilidade a uma variedade de conteúdos. A diversidade e a personalização da experiência oferecida pelas plataformas de streaming também contribuem para o aumento do número de assinantes.
“O crescimento do mercado de streaming se dá não só pelo aumento do número de usuários mas também pelo surgimento de novas plataformas a cada mês com conteúdos diversos, nesse aspecto, a disputa pela audiência tende a aumentar cada vez mais assim como o desafio de educar o consumidor sobre qual canal transmitirá determinado conteúdo”, aponta Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
O mercado de streaming cresce não apenas pelo aumento de usuários, mas também pelo surgimento de novas plataformas. A disputa pela audiência tende a aumentar, assim como o desafio de educar o consumidor sobre qual plataforma transmite cada conteúdo. No Brasil, o faturamento com plataformas de streaming foi de 4,2 bilhões de dólares no último ano, sendo metade deste valor proveniente da publicidade.
A TV aberta perdeu o monopólio das transmissões esportivas. O streaming oferece flexibilidade aos espectadores, permitindo um maior aprofundamento nas narrativas esportivas, estatísticas e bastidores. Esta evolução está redefinindo a forma como consumimos entretenimento esportivo.