Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

O mais interessante atleta do mundo

Recorde atrás de recorde, o sueco Armand Duplantis, do salto com vara, vence tudo, inclusive os chavões - para ele, o céu será sempre o limite

Por Fábio Altman Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 ago 2024, 10h12 - Publicado em 26 ago 2024, 10h07

Não há atleta mais extraordinário, hoje, do que o sueco Armand Duplantis, de 24 anos. Na Olimpíada de Paris, ele congelou a plateia no Stade de France e o mundo diante das telas de televisão e dos smartphones ao estabelecer a nova marca mundial para o salto com vara, com o sarrafo em 6,25 metro. Como Duplantis derrota tudo, inclusive os chavões, ele fez da cidade de Chorzow, na Polônia, em nova etapa da Diamond League, o palco de um novo recorde, com 6,26 – e comprovou que o céu é o limite. De quebra, embolsou 50 000 dólares, o equivalente a 277 mil reais. A cada centímetro que avança, é esse o montante que Duplantis leva para casa. De junho de 2020 até ontem, ele cravou as dez maiores alturas da modalidade da história.

Ele reinventa a modalidade. Impõe velocidade e força, em difícil lida com a vara a percorrer os 45 metros a caminho da caixa e do sarrafo. O bicampeão olímpico vai a 10.3 metros por segundo. Encaixa o bastão não na ponta final, mas a alguns centímetros antes e deixa que ele deslize. Depois, solta a vara antes do que costumam fazer os adversários. É como um balé.

CRAQUE DE MARKETING

Tanto sucesso o fez celebridade no mundo das coisas reais e, claro, também nas redes sociais. Incentivado pela namorada, a modelo, influencer e empresária Desiré Inglander, de 23 anos – aquela para quem ele correu em Paris, depois do feito histórico –, Duplantis associa as conquistas esportivas a lances de marketing. Convém, portanto, anotar: em 4 de setembro, em Zurique, na Suíça, ele enfrentará o norueguês Karsten Warholm, o recordista dos 400 metros com barreiras, numa prova de….. de 100 metros rasos. É uma brincadeira, evidentemente, mas interessante demais para ser desdenhada. Prevê-se que ambos possam encostar nos 10s no tiro publicitário. A título de curiosidade: Duplantis tem 10s57 como melhor tempo. Warholm, 10s49. O recorde, aparentemente inalcançável, é de 9s58, de Usain Bolt. Nos Jogos parisienses de 2024, Noah Lyles cravou 9s79.

Karsten Warholm of Norway competes in the Men's 400m Hurdles during the Diamond League and Kamila Skolimowska Memorial in Chorzow, Poland, 25 August 2024. (Photo by Andrzej Iwanczuk/NurPhoto via Getty Images)
Karsten Warholm, da Noruega: o gênio dos 400 metros com barreiras enfrentará Duplantis num desafio de 100 metros rasos (Andrzej Iwanczuk/NurPhoto/Getty Images)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.