Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Natação: Federação Internacional apoia retorno de russos a competições

Entidade aderiu à recomendação do COI para que russos e bielorrussos compitam com bandeira neutra; World Taekwondo também aprovou volta dos atletas

Por Da Redação 5 abr 2023, 21h01

A World Aquatics (Federação Internacional de Natação) apoiou a recomendação feita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na semana passada para que atletas russos e bielorrussos voltem a disputar competições internacionais. Nesta quarta-feira (5), a entidade aprovou a criação de uma força-tarefa que estabelecerá regras e orientações para que os atletas dos dois países possam participar individualmente como neutros em futuros eventos aquáticos.

De acordo com a entidade, o grupo será formado por atletas e representantes da modalidade. A estimativa é de que as conclusões façam parte de um relatório a se apresentado em julho deste ano.

O veto à participação de atletas russos e bielorrussos em eventos da World Aquatics – incluindo o Mundial de Budapeste em 2022 – começou a vigorar em março do ano passado, em decorrência da invasão militar russa na Ucrânia. Mesmo se posicionando favorável à recomendação do COI, a entidade ressaltou que seguirá apoiando e se comprometendo com atletas aquáticos ucranianos.

Além da World Aquatics, a World Taekwondo também aceitou seguir a recomendação do COI de readmitir atletas russos e bielorrussos em competições internacionais, desde que disputem com bandeira neutra. O primeiro evento com a participação deles será o Mundial de Taekwondo no final de maio, em Baku (Azerbaijão).

O conjunto de recomendações do COI às federações internacionais tem como objetivo possibilitar que russos e bielorrussos voltem gradualmente ao cenário esportivo mundial, tendo em vista a corrida por vaga na Olimpíada de Paris 2024. A entidade estabeleceu alguns requisitos para que eles possam competir como atletas neutros: não ter apoiado a guerra ativamente e não podem ser contratados de instituições militares ou agência de segurança. Os atletas terão ainda de se comprometer a não fazer referência aos próprios países nos locais de competições, seja por meio de hinos ou uso de uniformes com as cores das bandeiras da Rússia e de Belarus.

Continua após a publicidade

Apesar da recomendação, o COI ainda não definiu se atletas com passaporte da Rússia e de Belarus poderão disputar a Olimpíada de Verão de Paris (2024) e Jogos de Inverno na Itália (2026). A entidade afirma que decidirá “em momento apropriado”.

Com Agência Brasil

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.