Mayra Aguiar conquista o bicampeonato mundial de judô
Brasileira vence adversárias asiáticas na semifinal e na decisão, iguala feito de João Derly e vira recordista de medalhas em Campeonatos Mundiais no país
A gaúcha Mayra Aguiar escreveu um novo capítulo na história do esporte brasileiro nesta sexta-feira ao conquistar a medalha de ouro na categoria meio-pesado (até 78kg) no Campeonato Mundial de Judô, em Budapeste, na Hungria.
Este foi o segundo título da atleta de 26 anos, que já tinha subido no lugar mais alto do pódio na edição realizada em Cheliabinsk, em 2014, na Rússia. Além disso, ela iguala o também gaúcho João Derly, como os dois únicos brasileiros bicampeões mundiais da modalidade.
Na decisão, Mayra venceu no golden score, por um wazari, a japonesa Mami Ukemi, que defendia o título. Antes, na semifinal, a brasileira tinha passado pela também japonesa Ruika Sato.
O caminho até o novo ouro ainda teve gostinho de revanche. Nas quartas de final, Mayra enfrentou a francesa Audrey Tcheuméo, carrasca da brasileira na semifinal dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
“Com certeza o Derly foi uma inspiração para mim desde novinha. Estou muito feliz. Eu estava muito focada, tinha me preparado muito. Sabia o quanto era importante e o quanto é gostoso ganhar o Mundial. E agora sou bicampeã”, disse a judoca.
Com o novo ouro, Mayra também se tornou a maior medalhista da história do judô brasileiro em Campeonatos Mundiais. São cinco no total: ouro em Cheliabinsk (2014) e Budapeste (2017), prata em Tóquio (2010) e bronze em Paris (2011) e Rio de Janeiro (2013).
(Com EFE)