Luisa Stefani perde final das duplas mistas e fica com o vice-campeonato de Wimbledon
Primeira brasileira na final de Wimbledon em 58 anos, jogou ao lado do britânico Joe Salisbury

A tenista Luisa Stefani ficou com vice-campeonato de Wimbledon na competição das duplas mistas ao lado do dono da casa Joe Salisbury. O britânico e a medalhista olímpica dois sets de 7(7)/6(3), para o holandês Sem Verbeek e a tchéquia Katerina Siniakova na quadra central do complexo All England Club. A paulistana disputou sua segunda final de Grand Slam, após se sagrar campeã na mesma categoria em 2023 no Australian Open ao lado de Rafael Matos. Stefani é a primeira brasileira na final do Grand Slam inglês em 58 anos, desde Maria Esther Bueno, que foi vice-campeã na competição mista e feminina em 1967.
Os adversários da dupla com a brasileira contam com a presença da número 1 do ranking feminino de duplas e algoz de Stefani na competição de duplas femininas em Wimbledon. Siniakova eliminou Luisa e Tímea Babos nas quartas da disputa de mulheres na grama londrina, e está classificada para as semifinais do torneio ao lado da americana Townsend.
Como foi o jogo?
O primeiro set teve ritmo equilibrado e sem quebras. Luisa e Salisbury chegaram a ter o break point no primeiro game, porém os adversários resilientes, que não tomaram quebras no campeonato, se recuperaram. O set continuou favorável aos sacadores, e a dupla com a brasileira foi melhor no serviço, com 75% de aproveitamento de 1º saque, contra 62% dos oponentes.
Em um tie break inevitável, e contrário às estatísticas do restante do set, Verbeek e Siniakova venceram em seus serviços, e elevaram o nível da recepção. Salisbury garantiu um mini break logo no primeiro saque adversário, mas viu a dupla com a tcheca e o holandês abrir 5 a 1, e depois fechar o set em 7(7)/6(3).
Pela sobrevivência, Luisa e Salisbury começaram a segunda parcial atentos, com o britânico confirmando seu saque e novamente tiveram a chance da quebra no serviço dos adversários. Em repetição do roteiro do primeiro set, Verbeek e Siniakova se reergueram para fazer 1 a 1, e logo em seguida quebraram o saque de Stefani. A brasileira pediu atendimento médico na virada dos games de 2 a 1, com um incômodo na lombar, mas seguiu no jogo. Na volta, a dupla com a brasileira conseguiu se recuperar e quebrou o saque da tcheca para empatar em 4 a 4 a parcial.

Os duplistas confirmaram seus saques, e mais uma vez o tie break entrou em ação. Salisbury começou sacando bem, mas os adversários também confirmaram o seus serviços e quebraram um saque de Luisa para abrir um mini break para fazer 3 a 1. Uma bola na linha de Verbeek quebrou mais um saque do britânico, e Siniakova fechou o jogo com um smash. Com outro 7(7)/6(3), a tcheca venceu o seu 11º Grand Slam nas duplas, e o holandês foi às lágrimas com o seu primeiro título de Major.
O que Luisa Stefani já conquistou?
Luisa Stefani é uma tenista especialista nas duplas e já conquistou 11 títulos no circuito, além de medalhas representando o Brasil, incluindo uma medalha inédita nas Olimpíadas. A paulistana de 27 anos começou a jogar aos 10, e fez sua estreia pelo profissional da WTA em 2015.
Em 2021, a atleta conquistou um feito inédito para o tênis brasileiro. Junto com Laura Pigossi, conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio. Foi a primeira medalha na modalidade para o país. No mesmo ano, infelizmente, Luisa rompeu o ligamento do joelho direito na semifinal do US Open e saiu chorando da quadra em Nova York. Cerca de seis meses depois, a atleta voltou às quadras. Pelo Brasil, a atleta também conquistou três medalhas pan-americanas.
Ao lado de Rafael Matos, Luisa foi campeã do Australian Open em 2023 nas duplas mistas. Os atletas se tornaram a primeira dupla 100% brasileira a levar um título de Grand Slam. Neste ano, Luisa jogou ao lado da húngara Tímea Babos com quem levantou dois troféus neste ano nos WTAs 500 de Estrasburgo e Linz.