Lando Norris toma atitude inusitada em pódio da F1: ‘Não quebre o troféu!’
Vencedor da corrida colocou os prêmios da McLaren em lugar seguro antes de celebração com champanhe
Lando Norris venceu o GP da Hungria e diminuiu sua diferença para o líder do campeonato e seu colega de equipe Oscar Piastri. No topo do pódio, o britânico protagonizou uma cena inusitada quando estava prestes a estourar a clássica champanhe dos primeiros colocados. O piloto da McLaren tirou o seu troféu e de seu companheiro papaya do palanque e os colocou em um canto seguro no palco. O motivo: não quebrar o troféu de cerâmica húngaro…de novo!
Ver essa foto no Instagram
Em 2023, Max Verstappen venceu a disputa no circuito Hungaroring, enquanto Norris foi o segundo colocado. Na hora de celebrar, o piloto da McLaren realizou seu já tradicional método de comemoração em que bate a garrafa de champanhe no chão. Porém, Lando bateu a garrafa no degrau do pódio em que estava o troféu do holandês e a peça de porcelana se quebrou ao cair no chão.
VISTA AÉREA de Lando Norris quebrando o troféu do Verstappen kkkkkkkpic.twitter.com/iMgdXIwCjb
— Estagiário da F1 (@EstagiariodaF1) July 23, 2023
Após o ocorrido, o britânico chegou a brincar que era culpa de Max por ter deixado o troféu muito na beirada do pódio, mas afirmou que se desculpou com o holandês. O prêmio tinha um seguro vitalício, então o tetracampeão mundial recebeu outro. Lando Norris acompanhou a ‘nova cerimônia de premiação’ e afirmou: “Não me deixem tocar no troféu!”
Ver essa foto no Instagram
Dois anos depois, foi a vez de Norris subir ao lugar mais alto do pódio húngaro e receber o troféu de porcelana. Sem abrir mão de sua comemoração ousada, o piloto da McLaren se precaveu desta vez. Lando Norris levou o seu troféu e o de Oscar Piastri em um canto na lateral do pódio para evitar um novo acidente. Em referência ao antigo incidente, o britânico escreveu em sua garrafa de champanhe: “Não quebre o troféu!”
Como foi a corrida?
A pole no GP da Hungria foi de Charles Leclerc que superou as McLarens na classificação. Na largada, a Ferrari do monegasco se manteve à frente, com Piastri na sequência. Norris que começou atrás do companheiro de equipe foi ultrapassado por Russell e Alonso. O espanhol não comprou briga com a McLaren e deixou o segundo colocado do campeonato ultrapassá-lo sem grandes dificuldades.
O que levou Norris ao topo do pódio foi a estratégia acertada que sua McLaren teve. O britânico fez apenas uma parada na corrida, na volta 31, enquanto Piastri, Leclerc e Russell foram duas vezes ao pit lane. A recomendação da Pirelli, fornecedora dos pneus, era realizar duas paradas no circuito de 70 voltas, mas o vencedor e outros pilotos, inclusive o brasileiro Gabriel Bortoleto, optaram por apenas uma troca.
A decisão se provou bem sucedida com uma boa gestão dos pneus. Com seus adversários voltando atrás depois do segundo pit stop, Norris viu do espelho retrovisor o restante do pódio se definir. Leclerc foi ultrapassado por Piastri e Russell e reclamou muito com a equipe pelo rádio.
Os dois carros da McLaren se aproximaram nas voltas finais, com diferenças abaixo de um segundo na penúltima volta. Piastri estava na zona de abertura de DRS, e tentou ultrapassar Norris mas o britânico se manteve à frente, cruzando a bandeira quadriculada com 0.6 segundos de vantagem.
No campeonato dos pilotos, a vitória de Norris o aproximou justamente do líder Piastri. O vencedor do GP da Hungria chega a 275 pontos, nove atrás do australiano, com 284.







