João Fonseca supera Guga Kuerten com melhor ranking na carreira após Wimbledon
Carioca de 18 anos se tornou o mais jovem brasileiro a entrar no top 50

João Fonseca segue batendo recordes e desta vez se tornou o mais novo tenista brasileiro a entrar no top 50 do ranking da ATP. O atleta de 18 anos aparecerá na 48ª posição, a melhor de sua carreira da lista consolidada na próxima segunda, 14. A colocação foi alcançada após a campanha de terceira rodada do atleta em Wimbledon, que lhe rendeu um salto de seis posições.
Apesar da derrota para o chileno Nicolas Jarry na terceira rodada, João estava encaminhado para ficar entre os 50 melhores do mundo, mas dependia do resultado de outros tenistas. O croata Marin Cilic era o único ainda vivo que poderia ultrapassar o brasileiro, mas caiu para o cabeça de chave Flavio Cobolli nas oitavas e aparecerá na 65ª posição do ranking. Dessa forma, João Fonseca se consolida na 48ª colocação, e é o mais jovem no top 50.
Prestes a completar 19 anos, no dia 21 de agosto, o tenista brasileiro superou o feito de um conterrâneo muito bem-sucedido no tênis: Guga Kuerten. João Fonseca entrou no top 50 com menos idade que o campeão de Roland Garros, que chegou à 15ª posição aos 20 anos e 9 meses. É bem verdade que a colocação do ex-número 1 do mundo era melhor, mas o caminho do tenista da nova geração está traçado para se aproximar, e quem sabe superar o vencedor de Grand Slam.
Entre os objetivos de João Fonseca para a temporada, o brasileiro pretende chegar ao Australian Open de 2026 como cabeça de chave, e evitar os mesmos nas primeiras rodadas do torneio. Para atingir a marca, o carioca tem que estar entre os 32 melhores do mundo antes do Grand Slam em janeiro do ano que vem, posição que se tornou mais próxima com a nova subida no ranking.
Os próximos compromissos de João são o Masters 1000 de Toronto ainda em julho e o de Cincinnati em agosto. No próximo mês, o circuito mundial terá o último Grand Slam do ano nas quadras azuis de Nova York pelo US Open.