João Fonseca se recupera e vence de virada na estreia em Cincinnati
Brasileiro bateu o chinês Yunchaokete Bu e supera eliminação precoce em Toronto

João Fonseca venceu o chinês Yunchaokete Bu na estreia do Masters 1000 de Cincinnati por 4/6, 6/2 e 7/5. O torneio é o último antes do US Open, quarto Grand Slam do ano com início no dia 24 deste mês. Na próxima rodada, o carioca encara o espanhol cabeça de chave Davidovich Fokina.
O brasileiro vinha de uma derrota precoce na primeira rodada do Aberto de Toronto, para o número 103 do ranking, Tristan Schoolskate que furou a barreira das qualificatórias. Na ocasião, o adversário australiano utilizou muito bem o saque, enquanto João não conseguiu retornar aos serviços e cometeu muitos erros.
Na quadra central do complexo Lindner Family Tennis Center em Cincinnati, sol e calor acompanharam toda a partida na quadra dura. Seu oponente entrou como o 76º no ranking, enquanto João é o 49º, marcando o primeiro duelo entre os tenistas.
Como foi o jogo?
1º set
Diferente da sua estreia no Masters de Toronto, João Fonseca entrou na partida logo no início sem deixar o adversário desgarrar no jogo. Com 2 a 2 no placar, o tenista ameaçou o saque do Bu com 40 a 40. Mas o chinês conseguiu a vantagem e confirmou o serviço, e seguiu em bom ritmo para quebrar o saque do brasileiro no próximo game. A resposta do carioca foi imediata com a quebra do próximo game levando ao 3 a 3. Bons saques garantiram os games seguintes.
O brasileiro pressionou o saque de Bu no nono game, mas novamente o chinês confirmou o saque para fazer 5 a 4 e conseguiu a quebra no próximo game para fechar o primeiro set. João cometeu 18 erros não forçados, o dobro do adversário, em ritmo similar à derrota precoce em Toronto, mas se recuperou para a sequência do jogo.
2º set
O equilíbrio de início de set se repetiu mas durou pouco. João Fonseca quebrou o segundo saque do adversário, no terceiro game. O tenista apostou em bolas aceleradas na paralela, enquanto Bu não retornava para evitar correr no contrapé na quadra dura. No box do brasileiro, seu treinador Guilherme Teixeira o incentivava: “Quero continuar te ouvindo!” e o atleta correspondeu com gritos de “vamos!” após pontos vencidos.
Bu pressionou o próximo game, fez 40 a 40, mas o brasileiro confirmou para alargar a vantagem em 3 a 1. O carioca confirmou o sexto game de 0 rapidamente. No sétimo game, João voltou a quebrar o serviço para abrir 5 a 2 e sacar para o set. O chinês teve o break point com 15 a 40, porém Fonseca se recuperou e fechou em 6/2 para levar ao set decisivo.
3º set
O equilíbrio prevaleceu na última parcial, mas João teve mais facilidade para fechar seus games de saque do que o chinês. Logo no primeiro saque de Bu, o brasileiro teve duplo break point, salvo pelo adversário que virou e confirmou o serviço. Em seguida, mesmo com dupla falta inicial, Fonseca é mais eficiente em seu saque, e o confirma sem sustos.
O roteiro se repetiu levando o jogo ao 5 a 5. No saque do chinês, João mudou a narrativa ao aproveitar os segundos saques do adversário, empatar depois de ficar atrás em 40-15 e quebrar o serviço adversário. Fonseca fez o 6 a 5 e recebeu apoio da torcida que foi chegando ao longo da partida. O último game seguiu o esperado, com bons saques que garantiram o set e o jogo ao brasileiro.