Hugo Calderano faz história e é campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa
Brasileiro é o primeiro atleta de fora da Europa ou Ásia que alcança o título da competição — ele já havia quebrado este mesmo tabu ao chegar na decisão
O mesa-tenista Hugo Calderano fez história neste domingo, 20. Ele derrotou o chinês Lin Shidong, número 1 do ranking mundial, para conquistar a Copa do Mundo de Tênis de Mesa, título inédito dele e do Brasil na modalidade.
Calderano venceu a partida por 4 sets a 1. A final ocorreu em Macau, na China, com casa cheia e a favor do dono da casa. Porém, o brasileiro trará o troféu ao Brasil após cinco sets de 6-11, 11-7, 11-9, 11-4 e 11-5.
Aos 28 anos, Calderano é o primeiro atleta de fora da Europa ou Ásia que alcança o título da competição — ele já havia quebrado este mesmo tabu ao chegar na decisão. “Eu não sei, é maluco falar sobre isso. Antes do torneio, eu não poderia imaginar, é claro que estou muito feliz pelo título”, disse o atleta após a vitória. “Ganhar de adversários tão fortes [números 3 e 2 do mundo] e agora do número 1 do mundo é algo doido para mim. Coloquei meu nome na história do tênis de mesa.”
O jogo do título
Contando com a força da torcida que lotou a arena em Macau, Lin Shidong começou ditando o ritmo da partida. Com jogadas de efeito, o chinês abriu vantagem. Nos sets seguintes, se recuperou: ele empatou a partida rapidamente, fechando o segundo set em 11-7.
A virada, no terceiro set, teve um dose extra de emoção: no ponto a ponto, o brasileiro fez 11-9 e se colocou em vantagem na final. Já no quarto set, o brasileiro deu show e Shidong não conseguiu acompanhar o ritmo, com um 11-4. Calderano fechou o jogo e ficou com o ouro após nova vitória monumental, desta vez vencendo por 11-5.