Confira as novidades do programa olímpico de Los Angeles 2028
Olimpíadas nos Estados Unidos terá mais equipes no futebol feminino e novas modalidades no atletismo e natação

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nesta quarta, 9, o programa de eventos dos próximos Jogos Olímpicos 2028 de Los Angeles. Em acordo com com os princípios de igualdade da organização, novas provas mistas foram incluídas. O futebol feminino terá mais equipes que a competição masculina e a natação incluirá os 50m em todos os estilos de nado.
Confira as novidades por modalidade:
Futebol
Pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos terão 16 seleções femininas e 12 masculinas na competição de futebol, o inverso de Paris 2024. As Olimpíadas são um evento importante no calendário do futebol feminino pois a seleção principal que representa o país, enquanto o masculino fica restrito a jogadores abaixo de 23 anos e mais três atletas mais velhos.
Ginástica artística
O esporte de Simone Biles e Rebeca Andrade também terá mudanças. Um evento misto por equipes foi incluído pelo COI no novo programa sem dar grandes detalhes. A Federação Internacional de Ginástica será responsável por anunciar o formato completo da competição, mas sem previsão de data.
Natação
As piscinas terão provas inéditas de velocidade. Além dos 50m livres, a prova mais rápida da natação, atletas competirão no nado de costas, peito e borboleta na mesma distância de apenas uma piscina. O recorde na categoria masculina nos 50m livres é brasileiro, com o tempo de 20,91 segundos de César Cielo em Pequim 2008.
Atletismo
O atletismo concentra diversas modalidades. Na corrida, o COI incluiu um novo revezamento misto de 4x100m. Até Paris 2024, o revezamento misto era reservado para o 4x400m.
Na marcha atlética, por outro lado, não terá mais revezamento.
Tênis de mesa
A oportunidade de medalha olímpica para Hugo Calderano também tem novidades. O tênis de mesa ganhou uma disputa por equipes mista, mas perdeu a competição por gênero no formato para LA28. Depois de 24 anos, as duplas masculina e feminina voltam para o programa.
A diferença entre a disputa de duplas e por equipes é que na primeira, dois atletas definidos sempre jogam juntos em uma partida única. Na segunda modalidade, são três atletas que se revezam em uma disputa de até cinco partidas, sendo quatro individuais e uma de duplas. A primeira equipe a conquistar três vitórias vence o confronto.
Tiro com arco
Não é arco e flecha, é tiro com arco. E agora, também tiro com arco composto. A modalidade foi incluída pelo COI para se juntar ao modelo recurvo que já compõem as Olimpíadas. O arco composto tem cabos e roldanas adicionais em relação ao recurvo que proporcionam mais conforto ao atleta e potência ao disparo. Além disso, o composto possui miras telescópicas que aumentam a imagem do alvo de quatro a 12 vezes.
Basquete 3×3
Introduzido em Tóquio 2020, o basquete 3×3 terá 12 times tanto no masculino quanto no feminino a partir de LA28. Disputado em um espaço menor que meia quadra do esporte tradicional, a modalidade também é conhecida como streetball ou bask3t.
Boxe
Uma nova categoria de +80kg será adicionada no boxe que terá o mesmo número que o masculino. Confira as categorias:
Masculino: 55kg, 60kg, 65kg, 70kg, 80kg, 90kg, +90kg
Feminino: 51kg, 54kg, 57kg, 60kg, 65kg, 70kg, +80kg
Golfe
Assim como o tênis de mesa e a ginástica artística, o golfe terá um evento misto por equipes.
Remo
Uma nova categoria do remo será incluso: remo costal. Serão eventos individuais feminino e masculino e double sculls misto. O skiff duplo peso leve saiu do programa.
Escalada
Também iniciante em Tóquio 2020, a escalada a partir das próximas Olimpíadas terá provas separadas de Boulder e Lead, antes combinadas. Ao todo serão três modalidades junto com a Speed.
Polo aquático
Na linha da igualdade, o polo aquático também terá 12 equipes no torneio feminino da modalidade, igualando o número do masculino. Antes, eram 10 seleções para a categoria feminina.
Novos esportes
Los Angeles será palco de seis novos esportes no programa olímpico: críquete, flag football, beisebol/softbol, lacrosse e squash. Este último é o único individual com masculino e feminino. Os coletivos terão seis equipes por gênero.