Como foi o primeiro final de semana da Copa do Mundo de Clubes?
Bayern e PSG golearam; Palmeiras empatou sem gols e Botafogo garantiu os três pontos

A Copa do Mundo de Clubes deu seu pontapé inicial no sábado, 14, e já rendeu o melhor, e o pior que o futebol pode proporcionar. Em cinco jogos, foram dois empates sem gols, duas goleadas e um jogo mais disputado. Dois dos quatro brasileiros já estrearam nos EUA em busca do título da competição inédita criada pela Fifa.
Pelo grupo A, Inter Miami e Al Ahly abriram a competição na Flórida na noite de sábado. As outras equipes do quarteto, Palmeiras e Porto se enfrentaram no domingo, em Nova Jersey. No grupo B, PSG e Atlético de Madrid protagonizaram o primeiro encontro de europeus, no Rose Bowl, na Califórnia, palco do tetracampeonato do Brasil em 1994. O Botafogo encarou os donos de casa Seattle Sounders, na cidade do grunge. E no jogo com placar mais largo, o Bayern de Munique enfrentou os amadores de Auckland City pelo grupo C.
Empates sem gols
A pompa da estreia foi grande, com direito a show de abertura e efeitos especiais antes do jogo entre Al Ahly e Inter Miami. Gianni Infantino, presidente da Fifa, acompanhou a partida ao lado de Ronaldo Fenômeno e David Beckham, mas não comemorou gols no Hard Rock Stadium. Um argentino, e não foi Messi, foi decisivo na partida. O goleiro Oscar Ustari impediu que os egípcios marcassem, inclusive defendendo um pênalti, na meta dos donos da casa, que sofreram na parte defensiva. No ataque, Messi, Suárez e companhia não tiveram sucesso, mas o empate sem gols soou mais positivo para o time americano que foi completamente dominado pela equipe adversária centenária.
Em sintonia com os times do grupo A, Palmeiras e Porto também ficaram no empate sem gols na primeira rodada. O domínio foi palmeirense, descrito como um “sufoco que o FC Porto fora submetido” pelo jornal português A Bola. O Alviverde chegou perto, mas parou no goleiro Cláudio Ramos e na trave. Estêvão, o jovem talento da equipe paulista, encontrou seu “nêmesis” das terras ibéricas, Rodrigo Mora, que foi quem mais deu trabalho para a defesa do Verdão, e criou jogadas que exigiram defesas de Weverton, mas também sem bolas na rede. O time de Abel Ferreira joga a segunda rodada contra o Al Ahly, algoz do intercontinental de 2021, na quinta, 19.
Chuva de gols
Se faltaram gols no grupo A, o Bayern de Munique resolveu o problema. Os alemães da chave C tinham o Auckland City, clube neozelandês, no caminho, e atropelaram os adversários. Por 10 a 0, com hat-trick de Olise, e nenhum de Harry Kane, os europeus venceram uma equipe amadora. Todos os atletas do Auckland não vivem do esporte somente, e tem outros empregos além do futebol. Então de um lado, no campo do TQL Stadium em Cincinnati, estava o campeão mundial Thomas Müller e Manuel Neuer, e do outro estavam um corretor de imóveis, estudantes, líderes comunitários e professores de educação física.
Pelo grupo B, o intitulado “grupo da morte”, dois medalhões europeus se enfrentaram em dos jogos mais esperados da fase de grupos. Na presença de Infantino, o Atlético de Madrid tinha a missão de bater o recém-campeão da Europa, PSG. Os espanhóis venceram os franceses na Liga dos Campeões, ainda na fase inicial, então não estavam tão em desvantagem, a princípio. Sob o sol escaldante, e com mais de 80 mil torcedores no Rose Bowl construído em 1922, os reis do velho continente foram unânimes.O português Vitinha, eleito o melhor em campo, orquestrou o 4 a 0 em cima da equipe de Simeone, pai e filho. Os madrilenhos esboçaram uma reação com um gol de Julian Alvarez quando estavam apenas dois gols atrás, mas o tento foi anulado e o prejuízo aumentou com a expulsão por segundo amarelo de Lenglet.
Clássico 2 a 1
Para fechar o final de semana, Botafogo e Seattle Sounders fizeram uma “final antecipada” pela sobrevivência no grupo da morte. O Glorioso se saiu melhor, e abriu 2 a 0 no primeiro tempo, na casa do Sounders. Jair Cunha e Igor Jesus marcaram para o Fogão, e deram tranquilidade para os torcedores cariocas que madrugaram para assistir o campeão da Libertadores. O time americano reagiu no final, exigiu uma defesa difícil do goleiro John, e diminuiu aos 30 do segundo tempo, mas ficou no 2 a 1 para o clube brasileiro. A equipe de Renato Paiva agora se prepara para encarar o PSG na quinta, 19.