Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Chave principal do Rio Open começa com disputa em alto nível

O espanhol Carlos Alcaraz, número 2 do mundo e campeão do torneio em 2022, e o britânico Cameron Norris, vitorioso no ano passado, estão entre os destaques

Por Da Redação Atualizado em 7 Maio 2024, 17h11 - Publicado em 19 fev 2024, 12h02

A chave principal da 10ª edição do Rio Open, maior torneio de tênis profissional da América do Sul, terá início nesta segunda-feira, 19. A competição, uma das 13 de nível ATP 500 do calendário internacional em 2024, contará com nomes importantes e prestigiados do esporte no cenário mundial.

O primeiro destaque é o atual número dois do mundo, o espanhol Carlos Alcaraz, campeão da edição 2022 do Rio Open e, um ano depois, vice do britânico Cameron Norrie, que também estará presente. O suíço Stan Wawrinka e o francês Arthur Fils prometem dar mais emoção ao torneio. Além de muitos tenistas sul-americanos, vale destacar os brasileiros Thiago Wild, Thiago Monteiro e João Fonseca.

O atual campeão, Cameron Norrie, enfrenta o boliviano Hugo Dellien, na Quadra Guga Kuerten, no Jockey Club Brasileiro, em rodada noturna que também tem Thiago Wild contra Alejandro Tabilo. Antes, a partida de abertura será entre o brasileiro Gustavo Heide e o chileno Tomas Barrios Vera, a partir das 16h30. A abertura dos portões será às 15h30.

Cameron Norrie concedeu entrevista coletiva na véspera da estreia em busca de um feito inédito, o bicampeonato da chave de simples no Rio. “É um jogador super difícil (Hugo Dellien) e nós tivemos em especial uma batalha aqui no ano passado, nas quartas de final. Ele gosta de jogar no saibro, é um grande jogador e acho que essas condições especialmente tornam difícil vencê-lo. Acho que vai ser uma boa partida, primeira partida para mim e espero pegar ritmo e jogar muitos pontos duros”, disse Norrie.

O jogo que fecha a programação da Quadra Guga Kuerten terá o atual número 1 do Brasil, Thiago Wild, que estreia contra o chileno Alejandro Tabilo. Será o quarto duelo entre eles, com o brasileiro buscando igualar o histórico do confronto.

Continua após a publicidade

Astros na História

Até alcançar a 10ª edição, o Rio Open realizou uma caminhada que contou com uma galeria de astros. Em 2014, o espanhol Rafael Nadal brilhou no saibro carioca. A imagem final da competição foi a comemoração do Touro Miúra, naquele ano o número um do mundo.

A primeira edição da competição homenageou a “bailarina das quadras”, maneira carinhosa como Maria Esther Bueno era chamada. Dona de 19 títulos de Grand Slam, é possível afirmar que a ex-jogadora tem um papel fundamental para o sucesso do tênis do Brasil. Quatro anos depois o torneio fez uma homenagem póstuma à maior tenista brasileira da história, vítima de um câncer aos 78 anos.

Outro protagonista do tênis brasileiro que deu o ar da graça no Rio Open foi Gustavo Kuerten, o Guga. Ex-número um do mundo, ídolo do tênis nacional e dono de três títulos do tradicional torneio de Roland Garros, o catarinense também foi homenageado pela organização do torneio.

Continua após a publicidade

Ano passado Thomaz Bellucci se despediu do tênis na quadra do Rio Open. Após 19 anos de dedicação, o jogador agradeceu a todos que estiveram a seu lado, recordou os bons momentos representando o Brasil na Copa Davis e nos Jogos Olímpicos e comentou a responsabilidade de representar o país depois do sucesso de Guga.

Em 2024 a expectativa da torcida brasileira é de um bom desempenho dos tenistas nacionais e de grandes partidas no saibro do ATP 500 no Rio de Janeiro.

Com Agência Brasil

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.