Borussia Dortmund manda indireta para Trump
Tradicional clube alemão, conhecido por apoio aos estrangeiros, postou imagem da "Muralha Amarela" de seu estádio. "Único muro no qual acreditamos"
Na semana em que o mundo todo debateu sobre o projeto do presidente americano Donald Trump de construir muros na fronteira entre Estados Unidos e México, o Borussia Dortmund, da Alemanha, mandou uma indireta – bem direta – ao empresário. Em seu Twitter, a tradicional equipe de Dortmund postou nesta quinta-feira uma imagem da famosa arquibancada do Signal Iduna Park, conhecida como “Muralha Amarela”, como o recado escrito em inglês: “O único muro no qual acreditamos.”
A indireta recebeu mais de 30.000 compartilhamentos e reforçou a imagem do clube como apoiador das atuais políticas migratórias na Alemanha. O Dortmund e diversas outras equipes do país – que, do fim da Segunda Guerra até 1989, foi dividido pelo Muro de Berlim – realizaram campanhas de apoio aos refugiados nos últimos anos. A própria “Muralha Amarela” do estádio já recebeu mensagens de “bem-vindos, refugiados”.
O Borussia Dortmund, que também realiza campanhas contra racismo e xenofobia, mostra que, assim, respeita suas raízes e sua história. O campeão europeu e mundial em 1997 foi fundado em 1909 com a colaboração de diversos trabalhadores imigrantes, especialmente poloneses. Por lá brilharam vários atletas estrangeiros, incluindo brasileiros como Amoroso, Tinga, Evanilson, Dedê e Ewerthon.