Marina Ruy Barbosa protesta contra a violência à mulher: ‘Não é não!’
Atriz aproveitou a cena em que sua personagem é agredida pelo vilão Virgílio (Ricardo Pereira) em 'Deus Salve o Rei' para se posicionar contra o machismo
A atriz Marina Ruy Barbosa aproveitou a cena em que sua personagem, a plebeia Amália, é agredida pelo vilão da novela das 7, Deus Salve o Rei, para fazer um manifesto pessoal contra o machismo, que vitima mulheres das mais diferentes formas. Na cena, exibida pela Globo na última terça, em pleno feriado de Primeiro de Maio, Virgílio (Ricardo Pereira) diz para Amália que ela é e sempre será sua, ameaça estuprá-la e usa de força para dominá-la, antes de se arrepender e, de um jeito tão louco como iniciou a sequência, pedir desculpas de repente.
“Para um ator, ter a chance de realizar uma cena dessas é uma oportunidade única. Mas essa cena vai além. Toca num assunto tão atual (apesar de de ser uma novela de época) e infelizmente tão presente na vida de nós mulheres”, escreveu Marina em uma postagem no Instagram, ao lado da foto em que aparece subjugada por Virgílio.
“A cena nos faz lembrar a razão pela qual lutamos pelos nossos direitos, pela liberdade, pelo respeito. Sou atriz. O meu ofício é fazer arte. E a arte entretém, claro, mas também alerta, desperta no outro um olhar diferente sobre determinada situação. Sejamos fortes. A luta deve continuar hoje e sempre!”, continuou. “Por todas as Amálias, Amélias, Marias da Penha… Por todas as mulheres, vítimas… de abusos físicos ou psicológicos. Para que o silêncio vire GRITO e o medo vire CORAGEM! Não é não! Não nos silenciemos!”