Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Weintraub é contra 40% de recursos da União para educação básica

Para MEC, proposta 'fere equilíbrio fiscal'; repasse atual é de 10% ao Fundeb, que tem vigência até 2020. Segundo ministro, novo modelo está sendo estudado

Por Giovanna Romano Atualizado em 20 set 2019, 12h04 - Publicado em 20 set 2019, 10h12

O ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou, na noite desta quinta-feira, 19, que rejeitará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2015, da deputada professora Dorinha (DEM-TO), para um novo modelo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). “Esperávamos que fosse alguma coisa mais próxima do que queríamos. Estamos integralmente contra a proposta”, disse o ministro.

O Fundeb tem vigência até 2020 e corresponde a 63% das verbas disponíveis para a educação básica pública no país. A proposta da parlamentar previa um aumento da participação da União para 40% até 2031 — atualmente, a porcentagem é de 10%. Para o Ministério da Educação (MEC), o impacto orçamentário total seria de 279,8 bilhões de reais, o que “fere o equilíbrio fiscal”.

“A gente é a favor de gastar mais com educação, principalmente no fundamental. Queremos e apresentamos uma proposta factível, palpável e concreta para que isso acontecesse. Estamos dispostos a aumentar os gastos, mas dentro de critérios de desempenho técnicos”, analisou Weintraub.

De acordo com o ministro, uma solução para o Fundeb está sendo construída junto ao Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, e a Casa Civil, chefiada por Onyx Lorenzoni. O MEC quer aumentar progressivamente o porcentual atual para 15%. O novo modelo levará em conta, também, a responsabilidade fiscal com as contas públicas e um piso “recomendável” para alfabetizar uma criança.

Continua após a publicidade

“Consideramos uma série de estudos que falam que o gasto mínimo para uma educação de qualidade é 4.500 reais por aluno. Vamos atingir esse valor em todos os municípios do Brasil com a proposta apresentada para o Fundeb”, afirmou o ministro.


PODCAST FUNCIONÁRIO DA SEMANA

Ouça o episódio abaixo e conheça a história e as polêmicas de Abraham Weintraub, o ministro da Educação de Bolsonaro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.