Enem: quem são os 12 alunos que tiraram nota mil na redação
Os estudantes se destacaram entre os 3,18 milhões de inscritos; nota média da redação foi de 660 pontos

A edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 12 participantes que obtiveram nota máxima ou nota mil na redação, sendo apenas um proveniente de escola pública, em Minas Gerais. Os demais estados com nota máxima foram Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal.
Em 2024, 4,32 milhões de pessoas fizeram a inscrição no Enem, mas apenas 3,18 milhões realizaram a prova (73,5%).
Neste ano, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A nota é fundamental e serve como critério de desempate para uma vaga no ProUni e em diversas universidades.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a nota média da redação no Enem 2024 foi de 660 pontos – 15 pontos a mais que a nota média de redação registrada na edição anterior do exame, de 645 pontos. “Um aumento significativo, de 15 pontos, na proficiência média, quando comparado a 2023”, avaliou o ministro.
Conheça 10 dos 12 alunos que tiraram nota máxima na redação do Enem:
Sabrina Ayumi Alves, de 18 anos
Natural de Araçatuba, no interior de São Paulo, a estudante se formou no ano passado no Colégio Thati, que faz parte do Grupo SEB. Foi a primeira vez que fez a prova em busca da vaga, já que nos primeiros dois anos do Ensino Médio prestou como treineira.
Amanda Chagas
Estuda na Escola AZ Rio, também do grupo SEB. Ali cursou o pré-vestibular e pretende ingressar para Medicina.
Marina Vieira Almeida Lima, de 17 anos
Natural de Maceió, em Alagoas, fez um curso de preparação para a redação do Enem. Estudou no Colégio Elite, em Antares.
Samille Malta, de 19 anos
É a única aluna de escola pública a tirar a nota máxima. Estudou no Colégio de Aplicação (Coluni) da Universidade de Viçosa (UFV). Também quer cursar Medicina e disse que ficou surpresa com a pontuação, já que “seu forte é Exatas”.
Camila Ellen Gonzaga, de 19 anos
Única pernambucana a receber mil na redação, é natural de Belo jardim, quer cursar Medicina e se formou em 2022 em um colégio particular da região. Fez cursos preparatórios com foco em redação.
Melissa Goelzer de 19 anos
A brasiliense se formou no ensino médio pela Escola Militar de Brasília e fez o Enem pela segunda vez.
Anna Beatriz Rebouças, de 21 anos
Natural de Baraúna, no Rio Grande do Norte, fez a prova pela sétima vez. A primeira foi em 2018, ainda como treineira. Seu objetivo é estudar Medicina. Nas redes, publicou uma foto ao lado de uma professora especializada em redação.
Elivando Rodrigues, de 23 anos
O cearense natural de Jaguaribe é professor de redação e faz a prova para testar o que ensina aos alunos.
Rafael Assunção, de 27 anos
Já cursa o nono semestre em uma faculdade de Medicina particular, mas quer uma vaga em uma universidade pública. Fez curso online de redação.
Danilo Oliveira Batista, de 35 anos
Já é formado em Odontologia há 10 anos, mas tem o sonho de estudar Medicina e, por isso, continua prestando a prova.
Clara Oliveira
Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, disse que estava “sem acreditar” em mensagem enviada ao cursinho de redação onde estuda.
Um dos nomes, de Goiânia, não foi identificado
PLATAFORMA DE ESTUDO
Alunos das Escolas SEB AZ, do Grupo SEB, tiveram destaque nos resultados do Enem ao redor do país. Estudantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Santa Catarina alcançaram nota máxima em diferentes áreas do Exame. Na rotina de estudos, todos eles tiveram acesso à Plataforma AZ, com diversos simulados, além da orientação dos professores em sala. Duas alunas dos 12 estudantes que tiveram nota máxima na redação do Exame estudam em unidades do grupo (veja acima).
Com Agência Brasil.