A mulher como protagonista, nas aulas de Rutemara Florencio
Professora de Boavista (RR) é uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10 de 2019
Rutemara Florencio, professora de história do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Boavista (RR) venceu o Prêmio Educador Nota 10 de 2019 com um projeto em defesa das mulheres, depois de constatar que elas são praticamente “invisíveis” nos livros didáticos e na rede.
“Busquei mudar a perspectiva da mulher sempre vista como vítima de violência para aquela capaz de que conquistar espaço, ocupar posições de liderança e construir a história do estado com suas ações e seu trabalho”, explica a professora de 44 anos.
Rutemara propôs que seus alunos entrevistassem 41 mulheres que ocupam posições de liderança em Roraima. “Quisemos mostrar que é possível alcançar o sonho. Os alunos editaram os vídeos e contaram essas histórias em documentários e sites. Com auxílio da tecnologia, eles apreenderam e mostraram algo que não esta nos livros.”
Com o projeto “Histórias das Mulheres em Roraima”, Rutemara conquistou um lugar entre os dez melhores professores do ano pelo Prêmio Educador Nota 10, promovido pelas fundações Victor Civita e Roberto Marinho. Ela agora tem a chance de ser vencedora do título Educador do Ano na cerimônia que acontece no dia 30 de setembro, em São Paulo.