Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Portela é a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro

Escola bateu Mocidade Indepentente na penúltima nota do último quesito

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h20 - Publicado em 1 mar 2017, 18h15

A escola de samba Portela é a grande campeã do Carnaval 2017 do Rio de Janeiro, quebrando um jejum de 33 anos sem títulos. Sob a batuta do carnavalesco Paulo Barros, a agremiação trouxe para a Sapucaí o enredo “Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar”, referência a uma canção de Paulinho da Viola, grande nome da escola. A Portela havia sido campeã pela última vez em 1984 e venceu em uma apuração carregada de emoção, disputando com a Mocidade Independente de Padre Miguel cada décimo das notas.

As escolas ficaram empatadas até o último quesito, enredo, definido como o critério de desempate na tarde desta quarta-feira. A Mocidade teve duas notas 9,9 e ficou em segundo lugar. A Portela venceu com 269,9 pontos e a Mocidade ficou um décimo atrás.

A escola de samba vencedora foi a penúltima a pisar no Sambódromo, na segunda-feira, e trouxe para a avenida histórias e mitos da água doce. A comissão de frente representava o fenômeno da piracema, com os componentes da escola vestidos como peixes que nadavam em direção à nascente. O carro abre-alas trouxe a águia, símbolo da escola, representando a fonte onde nasce o rio azul e branco, as cores da agremiação.

Continua após a publicidade

Em um show de criatividade, a escola ressaltou a importância dos rios para a humanidade e levou para a avenida um carro alegórico que lembrava a tragédia de Mariana, que afetou o Rio Doce. As coloridas alas representavam ainda a ocupação dos rios por civilizações antigas, seres que habitam as águas e a influência dos rios nas artes.

Apuração

Antes do início da apuração, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) anunciou que nenhuma escola do Grupo Especial seria rebaixada para o Grupo A neste ano, em solidariedade aos acidentes envolvendo carros alegóricos da Unidos da Tijuca e da Paraíso do TuiutiCinco vítimas ainda permanecem internadas. A Unidos da Tijuca foi a única punida durante a apuração, perdendo um décimo por estourar o tempo de desfile.

Com a decisão a respeito do rebaixamento, treze escolas de samba irão desfilar na categoria principal em 2018 — as doze de 2017, mais uma promovida do Grupo A. No próximo ano, duas agremiações serão rebaixadas, reequilibrando os grupos. 

 A Unidos da Tijuca e Paraíso do Tuiuti tiveram as piores notas em alegorias e adereços, possivelmente consequência dos acidentes. As duas escolas somaram 29,4 e 29,5 pontos, respectivamente, na soma dos quatro jurados, não obtendo nenhuma nota dez. No quesito evolução, as agremiações receberam também as piores avaliações, deixando-as nas posições finais da tabela. A Unidos da Tijuca marcou 29,4 pontos no quesito e a Unidos do Tuiuti, 29,2.

Continua após a publicidade

Critérios

A Liesa havia definido na tarde desta quarta-feira a ordem da leitura dos quesitos do Carnaval 2017 das escolas de samba do Rio de Janeiro. Enredo foi o principal critério de desempate e, como sempre, o quesito foi o último a ter suas notas apuradas na Praça da Apoteose.

A apuração das notas foi feita na seguinte ordem: alegorias e adereços, bateria, fantasia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e enredo. Para o critério de desempate é considerada a ordem inversa da divulgação das notas, o que significa que, depois de enredo, os principais quesitos são mestre-sala e porta-bandeira, harmonia e assim, sucessivamente.

Além da ausência do rebaixamento, a apuração teve outra diferença em relação aos anteriores: em vez de quatro, seis jurados avaliaram cada quesito. Contudo, somente quatro notas foram válidas na apuração. Os reservas atribuíram notas que só seriam divulgadas e computadas na média total caso algum dos titulares tivesse algum problema e não fosse capaz de concluir sua avaliação.

Os jurados concedem as notas, que vão de nove a dez com o fracionamento de décimos, no dia do desfile, em envelopes lacrados e guardados pela Liesa. Estes envelopes só são abertos durante a apuração, na frente de representantes de todas as escolas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.