Polícia de Chicago processa Jussie Smollett por não pagar investigação
Ator acusado de ter encenado ataque homofóbico contra ele próprio deve pagar o equivalente a 500.000 reais para cobrir custos da polícia de Chicago
O ator Jussie Smollett está prestes a ser processado pela cidade de Chicago no valor de 130.000 dólares (cerca de 500.000 reais), para cobrir os custos de uma investigação realizada pela polícia no início do ano, segundo informações da revista americana Variety. O artista é acusado pelos policiais de ter encenado um ataque homofóbico e racista contra ele.
No dia 29 de janeiro, Smollett denunciou o incidente. Segundo ele, dois homens o agrediram, colocaram uma corda em volta de seu pescoço, despejaram uma substância química que ele acreditava ser água sanitária e gritaram o lema do atual presidente Donald Trump, “Faça a América grande novamente”.
A polícia chegou a apreender dois suspeitos, mas, depois de alguns dias, começou a trabalhar com a hipótese de que o artista tivesse forjado o ataque contra si mesmo, como forma de ganhar a atenção da mídia e aumentar seu salário na série Empire.
No dia 8 de março, ele foi indiciado por 16 crimes, mas, no dia 26, todas as acusações foram retiradas pela promotoria, gerando reações indignadas da polícia e até mesmo do presidente Trump, que publicou um tuíte dizendo que recorreria ao FBI para revisar o caso.
A liberação de Smollett, porém, parece ter sido resultado de um acordo com as autoridades e, depois de inocentá-lo, o Departamento de Justiça exigiu que o ator pagasse a quantia de 130.000 dólares como compensação pelos serviços prestados pela polícia. Diante do não pagamento, a cidade agora prepara um processo judicial contra ele.
“O Sr. Smollett se recusou a reembolsar a Cidade de Chicado pelos custos do tempo gasto pela polícia para investigar sua falsa denúncia no dia 29 de janeiro de 2019”, disse um comunicado do Departamento de Justiça. “O Departamento de Justiça está agora redigindo uma queixa que será enviada à promotoria do condado de Cool. O departamento irá mover a ação num futuro próximo”. Smollett mantém sua posição como inocente.