Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Plácido Domingo deixa Ópera de Los Angeles após acusações de abuso

Tenor e regente espanhol ocupava o cargo de diretor-geral desde 2003

Por Redação
Atualizado em 2 out 2019, 17h40 - Publicado em 2 out 2019, 17h35

O tenor e regente espanhol Plácido Domingo, que ocupava o cargo de diretor-geral da Ópera de Los Angeles desde 2003, anunciou sua saída da instituição nesta quarta-feira, 2. O motivo são as acusações de abuso sexual contra mais de 20 mulheres reveladas pela imprensa americana.

“Enquanto continuo o trabalho para limpar meu nome, decidi que é do melhor interesse da Ópera que eu renuncie como diretor-geral e que deixe de realizar minhas apresentações futuras”, afirmou o artista espanhol em comunicado. Ele ainda completou afirmando que as acusações feitas contra ele “criaram uma atmosfera na qual minha habilidade para servir esta companhia que tanto amo foi comprometida”.

Após a divulgação da notícia da saída de Plácido, a Ópera de Los Angeles publicou um comunicado agradecendo ao tenor pela “contribuição sem precedentes” com a vida cultural da cidade californiana. “Sob sua liderança, a Ópera de Los Angeles foi conhecida pelo espírito de criatividade colaborativa e pela habilidade para atrair magníficos artistas de todo o mundo”, afirmou a instituição, ressaltando o papel do regente na popularização da ópera na consciência de Los Angeles. “Estamos profundamente gratos por sua dedicação à nossa comunidade.”

O tenor espanhol foi acusado em agosto por mais de 20 mulheres de cometer assédio e abuso sexual. Os casos foram revelados pela agência americana Associated Press. Na época, a Ópera de Los Angeles anunciou a abertura de uma investigação para determinar a veracidade das acusações.

Continua após a publicidade

Entre as acusadoras, nove cantoras e uma dançarina disseram que por décadas Domingo faz avanços impróprios para o elenco feminino de suas produções, e aquelas que resistem sofrem ameaças de perda de emprego e boicote no universo erudito. Uma das mulheres afirma que ele colocou a mão por dentro de sua saia poucos momentos após um ensaio. Outras dizem que ele tentou beijá-las à força – no camarim, em quartos de hotel e até mesmo durante um almoço. 

Na semana passada, Plácido desistiu de participar da obra Macbeth, que seria apresentada na Met Opera de Nova York, um dia antes da estreia do espetáculo. Além disso, o maestro também teve récitas canceladas na Orquestra da Filadélfia e na Ópera de São Francisco.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.