O mangá que previu terremoto e tsunami no Japão — e acertou
O mangá O Futuro que Eu Vi (The Future I Saw), da artista japonesa Ryo Tatsuki, teria provocado onda de cancelamentos de voos para o país oriental
![This image courtesy of the US Geological Survey (USGS) shows the epicenter of an 8.7 earthquake that hit off of Russia's far east on July 30, 2025. One of the strongest earthquakes ever recorded struck Russia's sparsely populated Far East early July 29, 2025, causing tsunamis of up to four metres (12 feet) across the Pacific and sparking evacuations from Hawaii to Japan. The magnitude 8.8 quake struck at 8:24 am (2304 GMT Tuesday) off Petropavlovsk on Russia's remote Kamchatka peninsula and was one of the 10 biggest recorded, according to the USGS. (Photo by Handout / US Geological Survey / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / HANDOUT/ US Geological Survey (USGS) " - HANDOUT - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS / The erroneous mention[s] appearing in the metadata of this image by US Geological Survey (USGS) has been modified in AFP systems in the following manner: [Handout image courtesy by US Geological Survey (USGS)] instead of [Augustin Paullier]. Please immediately remove the erroneous mention[s] from all your online services and delete it (them) from your servers. If you have been authorized by AFP to distribute it (them) to third parties, please ensure that the same actions are carried out by them. Failure to promptly comply with these instructions will entail liability on your part for any continued or post notification usage. Therefore we thank you very much for all your attention and prompt action. We are sorry for the inconvenience this notification may cause and remain at your disposal for any further information you may require.](https://preprod.veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2025/07/000_689U3G3.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
O mangá O Futuro que Eu Vi (The Future I Saw), da artista japonesa Ryo Tatsuki, previu um terremoto e tsunami no Japão duas vezes — e ambas as ocorrências se concretizaram. A autora publicou a obra baseada em seus sonhos premonitórios — registrados desde 1985 — primeiramente em 1999. Nele, ela falava de um grande desastre no Japão em março de 2011 — em 11 de março daquele ano, um terremoto de magnitude 9,1 provocou um tsunami que atingiu a usina de Tohoku, uma região da ilha Honshu, no Japão, e aproximadamente 20 000 pessoas morreram, outras 6 000 ficaram feridas e 2 000 desapareceram. Em uma reimpressão publicada em 2021, a autora previa outro desastre no país asiático em 5 de julho. Nesta terça-feira, 29 de julho, um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a Rússia, desencadeando alertas de tsunami na Costa do país, do Japão e dos Estados Unidos — é o maior terremoto registrado desde Tohuko em 2011. Por enquanto, ainda não houve registro de mortos e feridos em nenhum dos países.
No livro de Tatsuki, a previsão mais recente era de que uma fenda se abriria sob o leito marinho entre o Japão e as Filipinas, e um tsunami massivo devastaria o arquipélago asiático. Como a artista parecia ter acertado a previsão de 2011, o medo supostamente causou uma onda de cancelamentos de voos para as regiões em maio deste ano. A Agência Meteorológica do Japão chegou a pedir para que a população se baseasse em “evidências científicas”, e a própria artista se manifestou dizendo que não era uma profetisa. Segundo a Reuters, algumas companhias aéreas tiveram que reduzir seus voos em até 80% devido à falta de demanda.
Em 1999, o mangá trazia na capa a frase “Desastre massivo em março de 2011”, e só isso foi suficiente para que leitores acreditassem que a japonesa tinha feito a previsão e ela se concretizara.

Cancelamentos de voos no Japão
O Futuro que Eu Vi fez Tatsuki famosa não só no Japão, mas também em países como Tailândia e China. Fãs acreditam que ela também previu a morte da princesa Diana, a morte de Freddie Mercury e a pandemia de Covid-19. Autoridades e especialistas reforçavam que não havia base científica para previsões de terremotos, mas os rumores se espalharam rapidamente pelas redes sociais, afetando o fluxo de visitantes. Segundo a agência WWPKG, de Hong Kong, as reservas para o Japão caíram 50% no feriado da Páscoa e seguiam em queda dois meses atrás. A maior parte dos cancelamentos eram da China continental e de Hong Kong, mas o receio também se alastrou para países como Tailândia e Vietnã.
O temor ganhou ainda mais força após a recomendação de um suposto vidente, que orientou evitar viagens ao Japão neste período. Além disso, um comunicado do governo japonês — que aponta 80% de chance de um grande terremoto na Fossa de Nankai nos próximos 30 anos — foi mal interpretado como um alerta imediato.
Em resposta, autoridades japonesas reiteraram que não existe tecnologia capaz de prever terremotos com exatidão. O governador de Miyagi, Yoshihiro Murai, criticou a propagação de rumores: “É um problema sério quando superstições afetam o turismo”.
Questionada recentemente sobre os cancelamentos motivados por suas previsões, Ryo Tatsuki respondeu ao jornal japonês Mainichi Shimbun que vê de forma “muito positiva” o fato de sua obra deixar as pessoas mais preparadas para desastres. No entanto, pediu que não se deixem levar demais por seus sonhos e que ajam de forma racional, com base na ciência e nas orientações dos especialistas.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial