O desabafo comovente de Ana Lúcia Torre sobre falhas de memória
Atriz celebra seus 80 anos de vida com monólogo 'Olhos nos Olhos', apresentado até o final desta semana em São Paulo
A atriz Ana Lúcia Torre, de novelas como Tieta e Dona Xepa, foi a convidada do Encontro desta terça-feira, 25, na TV Globo. A atriz completa, em 2025, 80 anos de vida e 60 anos de carreira, e foi homenageada no programa com uma retrospectiva de suas participações em novelas ao longo dos anos.
Durante a entrevista comandada por Patrícia Poeta, a atriz revelou uma disposição invejável. “Eu sinto que tenho muita energia, sempre tive. Depois de um probleminha que eu tive, que passou, a energia voltou ainda maior aos 80 anos”, contou ela com um sorriso no rosto. Ainda sobre essa fase mais madura, ela exaltou seus pontos positivos. “Eu sinto que eu tenho mais tranquilidade para fazer o meu trabalho. Não que eu chegue e faça com os pés nas costas, mas faço com vontade, prazer e muito empenho. É uma tranquilidade que a maturidade me deu, tanto no trabalho quanto na vida”, conclui.
A tranquilidade, porém, não é a única coisa que acompanha Ana Lúcia Torre aos 80 anos. Segundo seu relato, ela por vezes enfrenta dificuldades de memória, que ficam nítidas durante seu trabalho, que envolve memorização de falas e diálogos: “Apesar da disposição, a memória já não é tão maravilhosa”, confessa.
No monólogo Olhos nos Olhos, que a atriz apresenta no Teatro Santos Augusta, em São Paulo, até 30 de novembro, ela conta com a ajuda de seu pianista, Diógenes Jr. “Se por acaso eu esqueço alguma coisa ou me atrapalho, eu olho para ele e digo: ‘Diógenes, isso tá certo?’. É um combinado nosso e é um combinado com a plateia também, porque eu digo para a plateia que isso poderá ocorrer”. No monólogo, Ana Lúcia declama letras de músicas icônicas de Chico Buarque acompanhada do som do piano, enquanto traz para a cena memórias, histórias e reflexões próprias.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Eleição presidencial: nova pesquisa mostra que Lula parou de subir
O que o encontro de Moraes com comandante do Exército sinaliza sobre futuro de Bolsonaro
Gabaritos do 2º dia de provas do Enem 2025 já estão disponíveis: saiba como acessar
Helder Barbalho e Fabiano Contarato participam de programa de VEJA
Tornozeleira, embaixada, vigília: os fatores que pesaram para a prisão de Bolsonaro







