Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta de Verão: VEJA por apenas 7,99

Morre Terry Jones, integrante do Monty Python

Comediante tinha 77 anos e sofria de demência. Ele dirigiu alguns dos filmes mais importantes da trupe humorística inglesa, entre eles 'A Vida de Brian'

Por Sérgio Martins Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 jan 2020, 10h24 • Atualizado em 22 jan 2020, 17h33
  • Terry Jones, ator e diretor do grupo humorístico Monty Python, morreu na manhã desta quarta-feira, 22, em Londres. Ele tinha 77 anos e sofria de demência desde 2015.

    Nascido em Colwyn Bay, no País de Gales, Jones mudou-se para a Inglaterra ainda na infância. Conheceu Michael Palin, outro Monty Python, enquanto estudava Literatura na universidade de Oxford. A dupla escrevia roteiros para humorísticos quando, em 1969, se uniram a John Cleese e Graham Chapman (dois estudantes de Cambridge), ao ator Eric Idle e ao ilustrador americano Terry Gilliam para a criação de um novo programa. Em 1969, chegou ao ar Monty Python’s Flying Circus, que durou cinco anos e mudou a maneira de se fazer comédia. Caótico, insano, mas extremamente inteligente, ele influenciou diversos programas de humor na Inglaterra e nos Estados Unidos.

    Jones dirigiu longas-metragens importantes do Monty Python, como O Cálice Sagrado (ao lado de Gilliam) e A Vida de Brian. Este último, uma das maiores comédias de todos os tempos, foi rotulado como “profano” por contar a história de um profeta que nasce no mesmo dia e hora de Jesus Cristo. Cenas como o Sermão da Montanha e a própria crucificação foram impiedosamente ironizados.

    Após o Monty Python, Terry Jones dirigiu filmes como Erik, o Viking (1989), baseado num livro infantil de sua autoria, e produziu documentários sobre as Cruzadas, os bárbaros e a vida medieval. Em 2003, lançou um livro sobre o escritor Geoffrey Chaucer, autor do clássico literário Os Contos de Canterbury.

    Publicidade
    TAGS: