Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Morre o cineasta Breno Silveira, de Dois Filhos de Francisco, aos 58

Diretor estava em Pernambuco para a filmagem de um novo filme quando sofreu infarto

Por Da Redação Atualizado em 16 Maio 2022, 21h20 - Publicado em 14 Maio 2022, 14h35

O cineasta Breno Silveira morreu na manhã deste sábado, 14, aos 58 anos. Diretor de filmes como Dois Filhos de Francisco e Gonzaga – de Pai para Filho, Silveira estava no interior do Pernambuco para a filmagem de um novo longa, Dona Vitória, protagonizado por Fernanda Montenegro. A morte foi confirmada pela produtora Conspiração, da qual o cineasta é sócio.

Silveira teve um infarto no início das filmagens do novo filme. A produtora publicou, nas redes sociais, um comunicado em que lamenta a morte do diretor. “Vamos chorar pelo nosso amigo e diretor genial”, diz o texto publicado pela Conspiração. “Nos seus projetos, Breno Silveira sempre imprimiu sua busca incansável pela excelência e soube como poucos usar a força do seu olhar para retratar o Brasil.”

Natural de Brasília, ele estudou cinema na École Louis-Lumière, em Paris, e começou a carreira como diretor de fotografia – e teve seu primeiro trabalho do tipo no longa Carlota Joaquina: Princesa do Brasil, em 1995. Dez anos depois, ele estreou como diretor com Dois Filhos de Francisco, que conta a história da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, alcançando a maior bilheteria de 2005, com mais de 5 milhões de espectadores, e um marco na retomada do cinema brasileiro nos anos 2000.

A relação entre pais e filhos foi uma constante nos temas de seus filmes. Em Gonzaga, de 2012, ele contou a história de dois ícones da música brasileira, Luiz Gonzaga e Gonzaguinha. O filme ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em cinco categorias, incluindo melhor filme e melhor diretor.

Em 2016, ele estreou a série 1 Contra Todos, dividindo a direção-geral com Daniel Lieff, com a história de um homem prestes a se tornar pai pela segunda vez que perde o emprego e é condenado injustamente por tráfico de drogas. Entre produções brasileiras, 1 Contra Todos foi a série obteve o maior número de indicações ao Emmy Internacional. A última série que dirigiu foi Dom, drama policial baseado em uma história verdadeira: a trajetória de um jovem da classe média carioca, filho de um ex-policial, que entra no mundo do crime e se torna líder de uma quadrilha que assalta condomínios de luxo. O roteiro foi feito a partir de conversas entre Bruno e o pai do personagem que inspirou a série, e também um livro sobre a mesma história escrita por Tony Bellotto.

Continua após a publicidade

Silveira deixa a mulher, Paula Fiuza, e duas filhas, Olívia e Valentina.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.