Morre o ator Rutger Hauer, de ‘Blade Runner’, aos 75 anos
Longa de Ridley Scott deu ao holandês seu papel mais conhecido, o do androide Roy Batty
O ator holandês Rutger Hauer, que estrelou o longa Blade Runner: O Caçador de Androides no papel de Roy Batty ao lado de Harrison Ford em 1982, morreu no último dia 19, aos 75 anos, em sua casa. O empresário de Hauer, Steve Kenis, confirmou a morte à imprensa americana nesta quarta-feira, 24, dia do funeral do ator.
Hauer nasceu em 23 de janeiro de 1944, em Breukelen, na Holanda. Seu primeiro papel de destaque foi como protagonista da série de TV Floris, dirigida por Paul Verhoeven, em 1969. Ficou mais conhecido como o androide Roy Batty no longa de ficção científica de Ridley Scott, que não fez sucesso na época, mas depois acabou se tornando um clássico cult.
No filme, Hauer fez um dos discursos mais conhecidos da história do cinema. Quando Batty está prestes a morrer, ele lamenta que todas as maravilhas que viu se “perderão no tempo, como lágrimas na chuva”. O discurso foi parcialmente improvisado pelo próprio ator.
Hauer estreou em Hollywood em Falcões da Noite (1981), protagonizado por Sylvester Stallone. Apareceu, ainda, em produções como O Feitiço de Áquila (1985), Batman Begins (2005), Sin City: A Cidade do Pecado (2005) e nas séries True Blood e Galavant. Estrelou ainda, no papel de Van Helsing, o longa Dracula 3D (2012) e a minissérie A Mansão Marsten (2004), como o vampiro Barlow.
O ator continuou trabalhando até recentemente – esteve na série Porters (2017-2019) e no filme The Sonata (2018).