Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Morre Gustav Metzger, 90, pioneiro da arte auto-destrutiva

Alemão, que chegou a incorporar sacos de lixo em suas obras, inspirou artistas de diferentes campos, como o guitarrista do The Who

Por Da redação
Atualizado em 2 mar 2017, 11h09 - Publicado em 2 mar 2017, 10h57

Pioneiro da arte auto-destrutiva, com a qual passou a vida provocando e emocionando fãs de artes plásticas pelo mundo, o alemão Gustav Metzger morreu aos 90 anos em sua casa, em Londres, segundo o site do jornal britânico The Guardian. Metzger, que incorporava materiais diversos em suas obras, como sacos de lixo, inspirou artistas de diferentes campos, como Pete Townshend, do The Who, e sua “guitarra suja”. O alemão dizia que o teor destrutivo de sua arte era uma resposta à infância que teve, à experiência de crescer na Alemanha nazista.

Gustav Metzger nasceu em Nuremberg, em 1926, em uma família de judeus poloneses. Mudou-se para o Reino Unido aos 13 anos, com o irmão, no início da Segunda Guerra Mundial, que vitimaria grande parte da sua família, incluindo seus pais. Estudou arte em Cambridge, Londres, Antuérpia e Oxford e, no final dos anos 1950, se envolveu nos movimentos anti-capitalistas e anti-consumistas, assim como com a Campanha para o Desarmamento Nuclear.

O ativismo político foi a motivação para o manifesto de arte auto-destrutiva, lançado por ele em 1959. Tratava-se, segundo ele, de “uma desesperada arma de subversão política de última hora… um ataque ao sistema capitalista, um ataque também aos negociantes de arte e colecionadores que trabalhavam com arte em busca de lucro”.

Apesar das intenções claras, suas obras nem sempre eram bem compreendidas. Em 2004, durante uma exposição na Tate Britain, um saco de lixo que fazia parte da instalação foi jogado fora por um faxineiro da galeria. 

Continua após a publicidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.