Morre aos 90 anos o ator Richard Chamberlain
Sucesso em séries de TV nos Estados Unidos especialmente entre as décadas de 1960 e 1980, foi a óbito após complicações de um derrame

Morreu na noite deste sábado, 29, o ator norte-americano Richard Chamberlain, aos 90 anos. Galã dos anos 1960, Chamberlain sofreu um derrame, e foi a óbito em razão das complicações, no Havaí, onde morava. A informação foi publicada por seu publicista, Harlan Boll, nas redes sociais. Ao longo da carreira, protagonizou produções de cinema, teatro e especialmente na televisão, o que chegou a lhe render o apelido de “rei das minisséries”.
Nascido em 31 de março de 1934, em Beverly Hills, na Califórnia, o ator morreu pouco antes de completar 91 anos. Sua carreira foi marcada por sucessos especialmente em minisséries, como “Pássaros Feridos”, de 1983, e “Dr. Kildare”, nas telas de 1961 a 1966, quando interpretou o Dr. James Kildare, e foi premiado com três estatuetas do Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Televisão.

Na lista de produções que estrelou, estão também “Shogun” (1980), que lhe rendeu uma indicação ao Emmy, “The Thornbirds” (1983) e “Wallenberg” (1985).
Ao longo da carreira, a maioria dos papéis que Chamberlain interpretou foram como um protagonista romântico. Também por isso, escolheu não revelar publicamente, até os 68 anos, que era homossexual. O ator chegou a dizer que durante grande parte de sua vida fingiu ser outra pessoa, por esse motivo.
Em declaração no ano passado, o ator chegou a dizer que não aconselhava outros atores a se assumirem gays, pela grande onda de preconceito que ainda existe em torno do tema. “É repreensível, é estúpido, é sem coração e é imoral, mas é assim que as coisas são”, afirmou na ocasião, à revista The Advocate.
Antes de se consagrar como ator, Chamberlain chegou a ser convocado pelo Exército dos Estados Unidos, em 1956, e serviu na Coreia. Depois, dispensado, pode voltar a se dedicar à dramaturgia.