Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Jurado de morte pelo Irã, escritor Salman Rushdie é atacado em Nova York

Autor de 'Os Versos Satânicos' estava prestes a dar uma palestra quando foi surpreendido por um desconhecido, diz agência

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 ago 2022, 18h55 - Publicado em 12 ago 2022, 12h49

Jurado de morte pelo Irã por ter escrito o livro Os Versos Satânicos, o autor anglo-indiano Salman Rushdie, de 75 anos, foi atacado por um desconhecido em Nova York nesta sexta-feira, 12. De acordo com a Associated Press, Rushdie estava prestes a dar uma palestra na Chautauqua Institution, um centro educacional sem fins lucrativos no oeste da cidade, quando foi surpreendido por um homem que desferiu facadas nele. O escritor caiu no chão, e o agressor foi contido por testemunhas. Momentos depois, a polícia de Nova York confirmou que Salman Rushdie foi esfaqueado no pescoço, e ainda não se sabe seu estado de saúde. Vídeos mostram ele sendo socorrido de maca e sendo colocado em um helicóptero. É possível ver que ele está ensanguentado. A polícia também informou que o suspeito foi detido. 

De acordo com relatos de testemunhas à imprensa estrangeira, um homem mascarado correu para o palco quando Rushdie estava prestes a começar sua palestra, desferindo as facadas no escritor. O agressor também acertou Henry Reese, que entrevistaria o autor durante a palestra. Reese é cofundador de uma organização sem fins lucrativos que oferece refúgio a escritores exilados sob ameaça de perseguição e sofreu um pequeno ferimento na cabeça.

Salman Rushdie foi submetido a uma cirurgia de emergência. Mais tarde, a polícia de Nova York divulgou o nome do suspeito: Hadi Matar, um jovem de 24 anos de Nova Jersey. O agressor conseguiu acesso ao local onde o autor iria dar a palestra, mas estaria agindo sozinho, segundo autoridades. Investigadores não encontraram ameaçadas enviadas anteriormente ao evento e ainda não há indicativo da motivação por trás do ataque.

Continua após a publicidade

Publicada originalmente com o título The Satanic Verses, a obra é proibida no Irã desde 1989, pois muitos muçulmanos a consideram uma blasfêmia. Em 1989, o então líder do Irã, Ruhollah Khomeini, emitiu uma fatwa, um decreto pedindo a morte de Salman Rushdie. Houve também a oferta de recompensa de 3 milhões de dólares para quem matasse Rushdie.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.