Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Festival de Veneza começa com viagem à Lua de Damien Chazelle

Filme com Ryan Gosling acompanha de forma intimista a famosa trajetória do astronauta Neil Armstrong

Por AFP 29 ago 2018, 16h04

O Festival de Veneza começa nesta quarta-feira (29) com uma viagem íntima e repleta de desafios no filme First Man, do diretor americano Damien Chazelle, com Ryan Gosling no papel do astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua.

Com as poucas imagens existentes do evento histórico de julho de 1969, dominada pela respiração e os silêncios de quem sabe que cumpre uma missão única, o filme combina todos os elementos para se tornar um sucesso de bilheteria: desafios, dor, competição, sonhos, poder e até os protestos que aconteceram naquele período.

“É incrível hoje em dia que se tenha tão poucas imagens deste fato: uma ao vivo pela televisão, em preto e branco, de baixa definição”, brincou o diretor de apenas 33 anos, já consagrado com os filmes Whiplash e La La Land.

O filme, que abre a mostra competitiva de Veneza, reconstitui os sentimentos de um piloto reflexivo e reservado, o comandante da Apolo 11. “Queria que o espectador se sentisse na Lua, em uma realidade virtual, o que entrasse nas botas de Armstrong, dando os passos em primeira pessoa”, explica o cineasta.

Continua após a publicidade

E são justamente as botas, sobre uma superfície desconhecida para a humanidade, que emocionam, provocam estranheza e temor, em um momento acompanhado por centenas de milhões de pessoas ao vivo em todo o mundo.

Baseado no livro de Hames Hansen, o voo até a Lua é também um desafio físico, de preparação, uma experiência quase claustrofóbica. “Foi uma viagem analógica, manual”, declarou o cineasta.

Chazelle, que desfilará durante a noite pelo famoso tapete vermelho do Lido veneziano ao lado de Gosling, disputa ao lado de outros 20 filmes o Leão de Ouro.

Continua após a publicidade

O festival este ano conta com as presenças de diretores consagrados, como os irmãos americanos Ethan e Joel Coen, o mexicano Alfonso Cuarón e o inglês Paul Greengrass. O tradicional desfile de estrelas durante os 10 dias da mostra está garantido com as participações da cantora Lady Gaga, assim como de Joaquin Phoenix e Emma Stone, entre outros.

Sob fortes medidas de segurança, o festival celebra sua 75ª edição com uma longa lista de convidados, graças a uma aliança que inclui Hollywood, Netflix e o cinema latino-americano. Durante a cerimônia de abertura no Palácio do Cinema, a atriz britânica Vanessa Redgrave receberá o Leão Ouro em homenagem a sua carreira. O mesmo prêmio será entregue durante o festival ao cineasta canadense David Cronenberg.

No ano passado, o grande vencedor de Veneza foi A Forma da Água, do mexicano Guillermo Del Toro, que meses mais tarde também recebeu o Oscar de melhor filme.

O cineasta mexicano retorna a Veneza em 2018 como presidente do júri.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.