Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Em acordo milionário, Neil Young vende 50% dos direitos de suas músicas

Não se sabe se a transação, estimada entre 50 milhões e 150 milhões de dólares, inclui uso das canções pela publicidade - o que o artista sempre condenou

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 jan 2021, 12h06 - Publicado em 6 jan 2021, 12h02

O cantor e compositor Neil Young, 75 anos, vendeu 50% dos direitos autorais de suas canções para a empresa Hipgnosis Songs. Esta é a terceira aquisição da Hipgnosis em menos de uma semana, somando-se à compra dos catálogos de Lindsey Buckingham, do Fleetwood Mac, e do produtor executivo Jimmy Iovine, fundador da Interscope Records e co-fundador da empresa Beats By Dre. A cantora Stevie Nicks, que também foi colega de Buckingham no Fleetwood Mac, vendeu seu catálogo solo em dezembro para outra empresa, a Primary Wave. Também no ano passado, a Universal Music já havia comprado por quase 300 milhões de dólares o catálogo musical de Bob Dylan.

Os termos do acordo não foram divulgados, mas, ao todo, foram adquiridas cerca de 1 180 canções de Neil Young. Em sua trajetória, ele lançou 70 álbuns em carreira solo e com bandas como Buffalo Springfield, Crazy Horse e Crosby, Stills, Nash & Young. De acordo com reportagens publicadas no site da revista Variety e da rede britânica BBC, a estimativa é de que a transação tenha ficado entre 50 milhões a 150 milhões de dólares.

Não foi divulgado se, no acordo de venda, Young autoriza o uso de suas músicas em campanha publicitárias. O artista sempre se manifestou contra o uso comercial de canções. Em 1988, por exemplo, na faixa This Note’s For You, ele criticou artistas que faziam isso, como Michael Jackson e Eric Clapton, em uma letra que dizia: “Não estou cantando para a Pepsi/ Não estou cantando para a Coca/ Eu não canto para ninguém/ Me faz parecer uma piada.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.