Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Crise encolheu mercado editorial em 21% nos últimos três anos

Venda de livros caiu cerca de 20% no período analisado, em comparação à expansão experimentada entre 2006 e 2011

Por Estadão Conteúdo 31 Maio 2018, 11h34

A recessão fez o mercado editorial do Brasil encolher 21% entre 2015 e 2018. Segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre o período 2006-2017, a expansão experimentada entre 2006 e 2011, quando o faturamento chegou a 7 bilhões de reais, caiu nos anos seguintes, somando um prejuízo de cerca de 1.4 bilhão de reais.

No período em questão, títulos de literatura adulta e infantojuvenil e biografias — chamados de “obras gerais” — foram os que mais perderam interesse do público, com queda de 42%. A venda de livros religiosos foi a menos afetada pela crise, diminuindo apenas 1,2%.

A pesquisa foi encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). Além da crise, a instabilidade política também prejudicou o setor livreiro.

“A queda foi maior do que a do PIB, isso a despeito do crescimento da população”, disse a economista Leda Paulani, coordenadora da pesquisa desde 2008. “A instabilidade política adiou investimentos da indústria e levou o consumidor à insegurança na renda. Se a pessoa perde o emprego, pensa duas vezes antes de comprar um livro”.

No entanto, o setor está otimista. “Espero que a gente já tenha chegado ao fundo do poço. O mercado caiu de tal maneira que editoras e livrarias se reorganizaram, para reverter o quadro. Neste ano, o varejo já viu crescimento”, acredita o presidente do Snel, Marcos da Veiga Pereira.

As livrarias também veem 2018 com bons olhos, apesar da redução do número de lojas de 20% de 2013 para cá – o Brasil tem hoje cerca de três mil, segundo a Associação Nacional de Livrarias (ANL) – e dos atrasos nos pagamentos às editoras. “O mercado está em transformação, não vejo uma catástrofe”, considera o presidente da ANL, Bernardo Gurbanov.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.