Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mês do Cliente: Revista em casa por 8,98/semana

Bienal do Rio: editoras revelam aumento de faturamento e os livros mais procurados

Crescimento chegou até em 78% em comparação com a última edição da feira na cidade, em 2023

Por Bárbara Bigas Atualizado em 18 jun 2025, 11h39 - Publicado em 17 jun 2025, 15h25

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro foi pensada em vários aspectos para ser grande — não só em tamanho, mas também em desempenho. Diversas editoras aumentaram o tamanho de seus estandes visando atrair mais público e, da parte da organização do evento, a vontade de aproximação com os visitantes levou a inauguração de atrações inéditas como o Book Park (parque literário), espaço responsável por proporcionar experiências imersivas e temáticas e a roda-gigante Leitura nas Alturas, com cabines temáticas de vários livros e sagas amadas pelos leitores.

No primeiro fim de semana de Bienal — de 13 a 15 de junho –, as editoras já começaram a observar retorno de seus investimentos. A Intrínseca, que chegou com um abastecimento de 40.000 livros com reposição diária conforme a demanda, teve o fim de semana puxado por Lynn Painter, autora norte-americana de livros infantojuvenis e que esteve presente no evento para uma mesa e sessão de autógrafos. Até o ultimo domingo, 15, foram vendidos 5.000 livros de Painter e a editora registrou um crescente total de 63% no faturamento em relação à edição de 2023, também no Rio.

“Certamente o fato do Rio ser a capital mundial do livro pela Unesco atraiu mais atenção, divulgação e público para o evento. A gente vê um crescente interesse dos jovens pela literatura, um retrato disso é a proporção que tomou o Booktok, influenciadores que falam de livros no Tiktok, que este ano também entrou como patrocinador do evento”, afirma Vanessa Oliveira, gerente de marketing da Intrínseca. A Ubu Editora, que esse ano integra um estande com outras 19 editoras independentes, viu suas vendas triplicarem em relação à última Bienal, conforme apurado por VEJA. Confira abaixo outras editoras que divulgaram seus faturamentos: 

Rocco — faturamento de 78% a mais do que nos três primeiros dias da Bienal do Rio 2023;

Planeta — faturamento de 80% a mais que na Bienal do Rio 2023;

Continua após a publicidade

Alta Books — faturamento de 37% a mais em relação à edição de 2023;

Fósforo — faturamento do fim de semana já foi maior do que a Bienal do Rio 2023;

Matrix — Presente pela primeira vez no evento carioca, a editora comemora sua estreia com um aumento de cerca de 10% nas vendas em comparação com o primeiro fim de semana da Bienal de São Paulo, em 2024;

Continua após a publicidade

HarperCollins Brasil — A editora já alcançou mais da metade do faturamento obtido durante toda a Bienal do Livro de 2023.

Entre os gêneros preferidos pelos visitantes da Bienal, estão as “romantasias” (romances que acontecem em cenários e universos fantasiosos), os infantojuvenis, a ficção young adult e os livros de colorir. Na Companhia das Letras, por exemplo, a maior procura tem sido por livros de Raphael Montes, autor de suspenses adaptados para a televisão e o cinema, e os livros de Chimamanda Ngozi Adichie, autora nigeriana que marcou presença no evento. Do Grupo HarperCollins Brasil, destacam-se os livros Diário de uma Garota Esquisita, de Thalita Rebouças, Como Se Tornar um Cristão Inútil e O Deus que Destrói Sonhos, de Rodrigo Bibo, a romantasia O Despertar da Lua Caída, de Sarah A. Parker e Como Arruinar um Casamento, de Alison Espach, lançamento recente.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo Anual

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 8,25)
De: R$ 55,90/mês
A partir de 32,90/mês
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo Anual

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 8,25)

De: R$ 55,90/mês
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.