Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Bernardo Paz deixa a presidência do conselho do Inhotim

Em seu lugar assume o economista Ricardo Gazel

Por Estadão Conteúdo 28 nov 2017, 20h58

Condenado em setembro pela Justiça Federal a nove anos e três meses de prisão por sonegação fiscal, o criador do Inhotim, o empresário Bernardo Paz, não é mais presidente do Conselho de Administração da instituição mineira. Em seu lugar assume o economista Ricardo Gazel, que já ocupou, entre outros cargos, o de chefe de assessoria econômica e especialista líder em Modernização do Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A saída de Paz teria ocorrido a seu pedido, conforme informações da assessoria de comunicação do Inhotim, um dos maiores centros de exposição de arte contemporânea a céu aberto do mundo, localizado em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte.

Além da condenação, o idealizador do Inhotim negocia com o governo de Minas dívida de 500 milhões de reais que tem com o fisco estadual de empresas que possuía na área de mineração. A intenção de Paz em repassar obras de seu acervo que estão expostas em regime de comodato no Inhotim em troca de quitação do passivo. Uma lista com obras foi enviada à Advocacia-Geral do Estado (AGE), que analisa a proposta.

Continua após a publicidade

O Instituto Inhotim, em nota, afirma que Bernardo Paz “comunicou seu afastamento, por prazo indeterminado, da presidência do conselho”. O novo ocupante do posto, ainda conforme o instituto, é doutor em economia e foi diretor-executivo do Inhotim de setembro de 2012 a novembro de 2013. Gazel foi ainda economista sênior para Angola e Moçambique pelo Banco Mundial.

Em declaração enviada pela assessoria do Inhotim, Gazel diz ser uma honra estar de volta. “Ao mesmo tempo, é um grande desafio ocupar o lugar de Bernardo Paz, um homem brilhante que dedicou a vida para materializar seu sonho e transformar a vida das pessoas. Uma figura de extrema sensibilidade, que nos presenteou com esse espaço que é patrimônio de todos. Farei tudo o que estiver a meu alcance, junto com os membros do conselho, diretores e toda a equipe do Instituto, para que o Inhotim continue sendo esse exemplo”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.