Banksy assume autoria de grafite em muro de prisão inglesa
Pintura foi descoberta em 1º de março e retrata prisioneiro fugindo do cárcere, em cena que pode ser homenagem ao escritor irlandês Oscar Wilde
Em um vídeo no seu perfil no Instagram, o artista de rua Banksy, que mantém sua identidade em segredo, assumiu a autoria de um grafite visto pela primeira vez no dia 1º de março no muro do presídio HM Reading, no sul da Inglaterra.
A obra, que recebeu o nome de Create Escape, retrata um prisioneiro que usa uma corda de lençóis amarrados para pular o muro da prisão. Ao final da corda, os lençóis desembocam em uma máquina de escrever – instrumento que pode ser uma referência ao escritor irlandês Oscar Wilde, preso no local em 1895 por ser homossexual.
Antes mesmo de Banksy reivindicar a autoria, o local virou ponto turístico pela suspeita de que esta seria a mais nova pintura do artista misterioso. No vídeo comentado pelo americano Bob Ross – que faz sucesso na televisão britânica com tutoriais criativos, – Banksy aparece escondido nas sombras enquanto pinta o grafite durante a madrugada. Ao final, é possível ver a reação dos policiais que encontram o desenho no muro, e a narração do artista – que assiste a tudo escondido do outro lado da rua.
Confira: