Após episódio com Tais Araújo, 342Artes se volta contra o racismo
'Essa é mais uma face repugnante dessa onda de ódio que alguns tentam disseminar', diz post do movimento
Tais Araújo contou em participação no evento TEDx que já viu gente mudar de calçada ao deparar com seu filho, negro e anônimo e, além de mensagens de apoio e solidariedade, ensejou também críticas e piadinhas — de pessoas que duvidam e debocham do depoimento da atriz. Além disso, Titi, filha adotiva de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, foi atacada de maneira covarde por uma usuária do Instagram que se diz socialite.
Depois desses episódios, que se alastraram ao longo da semana passada e deste fim de semana, a semana do feriado da Consciência Negra, o #342Artes, movimento de defesa da liberdade de expressão encabeçado por Caetano Veloso e a mulher, a empresária Paula Lavigne, fez uma postagem contra o racismo.
O post foi compartilhado por atores como Pedro Cardoso, que na semana passada abandonou um programa ao vivo para defender a atriz. O ator participava de uma atração da TV Brasil, da rede EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), cujo presidente ironizou a fala de Tais Araújo. “Passageiro pula de avião ao constatar que Taís Araújo estava a bordo”, ironizou Laerte Rimoli nas redes sociais.
“Desde sempre, o Brasil vive inaceitáveis manifestações de racismo. Essa é mais uma face repugnante dessa onda de ódio que alguns tentam disseminar e que está cada vez mais vindo à tona”, diz o texto da postagem do #342Artes. “Em um país onde mais da metade da população é negra, isso é um absurdo! O Movimento 342 é absolutamente contra o racismo. Nos manifestamos contra todas as formas de exclusão, discriminação e intolerância. E não deixaremos de denunciar as atitudes racistas que além de inaceitáveis são criminosas. Somos pela liberdade, pela diversidade e pelo respeito.”