Os 15 passeios de trem mais incríveis do mundo, um deles brasileiro
Ranking da Lonely Planet colocou a viagem de trem pela Serra do Mar Paranaense em seu top 15

O prestigiado ranking Amazing Train Journeys, publicado anualmente pela Lonely Planet e que elege as 24 melhores viagens de trem do mundo, colocou o Brasil entre as melhores de 2025.
Na 14ª posição, ou seja, em seu top 15, a publicação colocou a viagem de trem pela Serra do Mar Paranaense, que percorre a histórica ferrovia Curitiba-Paranaguá e atravessa a Mata Atlântica, como uma das mais emocionantes do planeta.
Feito com base em uma pesquisa com 200 especialistas em viagens, o percurso de 3h30, feito em um trem de luxo no Paraná (o valor da passagem varia de R$ 179 a R$ 405 por pessoa) passa por 30 pontes, 14 túneis e uma subida de até 952 metros de altitude, em meio a uma paisagem de tirar o fôlego. “Uma das viagens de trem mais espetaculares do Brasil, o Serra Verde Express começa na cidade de Curitiba, arquitetonicamente ousada, e serpenteia por dramáticos desfiladeiros de montanhas cobertos de floresta tropical antes de deixá-lo em Morretes, no exuberante estado do Paraná”, descreve o relatório.
Durante o trajeto, os guias turísticos ainda contam histórias de figuras históricas tais como Dom Pedro II, Princesa Isabel e Barão do Cerro Azul ligadas ao lugar. “A viagem de meio dia passa por cânions, picos de montanhas irregulares e planícies verdejantes, e a locomotiva lenta permite muitas oportunidades de fotografar o cenário cinematográfico. Além do cenário cativante, a viagem oferece um vislumbre fascinante do passado, pois passa por pequenas estações que datam do final dos anos 1800″, diz o Lonely Planet.
Top 15
No levantamento, a viagem do Paraná aparece ao lado de outros destinos famosos como o The Reunification Express, no Vietnã, que conecta as cidades de Ho Chi Minh e Hanoi – e que segundo a publicação, é a melhor viagem de trem do mundo, surgindo em primeiro lugar no ranking).
Veja o ranking com as 15 melhores viagens de trem do mundo:
- The Reunification Express, no Vietnã
- California Zephyr, nos Estados Unidos
- The Lake Titicaca Train, no Peru
- Expresso Pequim-Lhasa, na China
- TranzAlpine, na Nova Zelândia
- Ferrovia de Bergen, na Noruega
- Ferrovia Tazara, na Tanzânia e Zâmbia
- The Sunset Limited, nos Estados Unidos
- Caledonian Sleeper, no Reino Unido
- Mombaça para Nairobi, no Quênia
- De Tânger a Marrakesh, em Marrocos
- The Rocky Mountaineer, no Canadá
- De Alexandria a Aswan, no Egito
- Expresso Serra Verde, no Brasil
- Darjeeling Toy Train, na Índia