Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: VEJA por apenas 9,90

Ex-líder do mercado de plataforma musical volta com nova roupagem

Desativada desde 2013, Sonora promete trazer nova experiência para fãs, ao integrar comunidade, conteúdo, inteligência de dados e parceria com artistas

Por Valéria França Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 dez 2025, 21h05 • Atualizado em 2 dez 2025, 09h41
  • A geração Z mal engatinhava quando a Sonora, do Portal Terra, chegou ao mercado, nos anos 2000. Depois de liderar o setor por 13 anos, o serviço de dowload de música (como prefere ser definida por uma questão de marketing) deu origem ao Napster. Agora, a marca volta em 2026, como uma plataforma musical dedicada à cultura musical e aos fandoms — e assim integra conteúdo, dados e experiências. Segundo a empresa, a nova versão reunirá tendências do mercado, podcasts, sessões exclusivas, ferramentas de interação entre fãs e artistas e hubs voltados a comunidades musicais. Com distribuição multiplataforma e forte apoio em inteligência de dados, a Sonora tem potencial para ser um espaço vivo de engajamento, com insights, narrativas e experiências desenhadas para públicos segmentados.

    No passado, a Sonora foi pioneira em transmitir áudio digital pela internet, muito antes da chegada de serviços globais que hoje dominam o setor, como YouTube, Spotify e Apple Music. A expansão de empresas internacionais, que se tornaram concorrentes de peso, levou à sua desativação. Mas o nome preservou valor histórico — o que reforçou a decisão do Grupo Telefônica de resgatá-lo com um posicionamento totalmente renovado. A Sonora não é exatamente a primeira a mirar fãs como público, mas se diferencia ao unir catálogo musical,  conteúdo, comunidade, inteligência de dados e parcerias com artistas e marcas em um único ecossistema. Pelo escopo, pode representar um novo patamar de “plataforma para fãs de música” no Brasil.

    A retomada faz parte da estratégia do grupo, que vê na combinação entre conteúdo, dados e publicidade um novo vetor de crescimento. Por isso, a Vivo — principal marca da Telefônica no Brasil — assume papel central no projeto, ao oferecer sua base massiva de clientes, infraestrutura tecnológica e o ecossistema de publicidade Vivo Ads como pilares para escalar a plataforma. A escolha posiciona a Vivo não apenas como distribuidora, mas como agente estratégico na criação de um ambiente digital capaz de conectar marcas, artistas e consumidores em grande escala, reforçando a Sonora como um produto de alcance nacional.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Revista em Casa + Digital Completo