Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Como engajar nas redes? Ranking de moda vai além dos milhões de seguidores

Estudo do portal Business of Fashion mostra que relevância digital depende de criatividade, conteúdos de qualidade e experiências atrativas

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jul 2024, 12h51 - Publicado em 15 jul 2024, 12h42

Qual a melhor estratégia para a moda conseguir engajar nas redes sociais? Nada de milhões de seguidores ou conteúdo raso. Segundo um estudo feito pelo portal Business of Fashion (BoF), para engajar em redes como Instagram e TikTok, mas marcas devem apostar em conteúdo de qualidade, com campanhas que estejam alinhadas a momentos culturais significativos.

Intitulada Brand Magic Index (algo como Índice de Magia da Marca), a pesquisa analisou o poder de engajamento e quantidade de conteúdo das grifes entre outubro de 2023 e março de 2024. O resultado é um ranking das marcas mais engajadas nas redes, e que seguem esse princípio.

Calvin Klein e Diesel no topo

Assim, no primeiro lugar aparecem a Calvin Klein e a Diesel, ambas com campanhas fortes – a Calvin Klein com o vídeo do ator Jeremy Allen White, protagonista da série “The Bear” e suposto affair da cantora Rosalía, usando as famosas cuecas da grife, e a Diesel, com marketing voltado em ação em parceria com o Guinness World Records, protagonizada por pessoas com habilidades especiais, inscritas no livro dos recordes por diversos motivos.

Continua após a publicidade

É o que explica, aliás, o fato de marcas mais novas como a criativa Jacquemus conseguir milhões de curtidas com “apenas” 6,4 milhões de seguidores, enquanto as mais tradicionais como a Dolce&Gabbana, possuidora de mais de 30 milhões de seguidores no Instagram, receber menos de 10 mil curtidas por postagem.

Ou seja, de acordo com o estudo, para alcançar esse engajamento, as marcas devem apostar em criatividade, dinamismo e experiências digitais atrativas, e não apenas em publicações estáticas do calendário fashion. Mais uma prova disso, por exemplo, é a Louis Vuitton, que abocanhou o terceiro lugar no ranking graças ao seu diretor criativo pop, Pharrel Williams, que além das passarelas, vive “inventando moda” nas redes.

O ranking segue com a Versace em quarto lugar, seguida pela Cèline, na quinta e a Gucci na sexta posição. A Dior surge em sétimo lugar, a Ralph Lauren em oitavo, a Balenciaga em nono e a Maison Margiela fecha o top 10 (confira o ranking abaixo).

Continua após a publicidade
Ranking BoF: engajamento depende de criatividade
Ranking BoF: engajamento depende de criatividade (Business of Fashion/Reprodução)

Jacquemus lidera no Instagram

Falando especificamente do Instagram, a Jacquemus – com sua linguagem visual surrealista, que beira ao humor como o vídeo em que bolsas saem andando como automóveis pelas ruas de Paris – sai na frente com uma taxa de engajamento de 2,6%, quase o dobro do segundo lugar, representado pela americana Thom Browne, que anda apostando em estrelas e tapetes vermelhos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.