‘Blue monday’: por que esta segunda é considerada o dia mais triste do ano?
Conceito criado no Reino Unido em 2005 ainda gera dúvidas

Esta segunda-feira, dia 20 de janeiro, é considerada a ‘Blue Monday’, o dia mais triste do ano. Esse conceito foi criado em 2005 pelo psicólogo e ex-acadêmico da Universidade de Cardiff, no País de Gales, Cliff Arnall. Segundo ele, a fórmula de criação do conceito foi juntar o fato de essa ser a segunda-feira da última semana de janeiro com outros fatores como o retorno ao trabalho ou às aulas depois das férias, as dívidas do fim de ano e a sensação de fracasso em relação às resoluções do ano anterior, juntando com o primeiro dia após o fim de semana, a segunda-feira. Como o termo foi criado no Reino Unido, o frio dessa época do ano também ajuda a explicar o sentimento de melancolia da data.
Arnall recebeu 1.200 libras (R$ 8.900 na cotação atual, 20 anos depois) da agência de turismo britânica Sky Travel para criar esse conceito, já que a empresa buscava alavancar as vendas das passagens no mês de janeiro e precisava de uma jogada de marketing.
A ‘Blue Monday’ é um mito ou realidade?
Apesar do conceito criado por Cliff Arnall, muitos médicos e cientistas apontam que a data é um mito, já que não tem nenhuma evidência científica que determine essa data.
A ‘Blue Monday’ hoje é utilizada por muitas agências de turismo no Reino Unido, que oferecem descontos em pacotes de viagens para destinos com climas quentes nessa data.
Quais são as dicas para combater o desânimo em dias tristes?
Algumas dicas valiosas para mandar a tristeza para longe em dias mais tristes são:
- estreitar laços com familiares e amigos;
- praticar exercícios físicos: movimentar o corpo libera algumas substâncias essenciais como as endorfinas;
- ter noites de sono melhores, com maior tempo e qualidade;
- autocuidado: é importante tirar um tempo para cuidar de si mesmo e do seu lazer;
- exercícios de meditação e respiração podem ajudar a aliviar o estresse.