Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

VEJA Recomenda

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Os principais lançamentos da música, do cinema, da literatura e da produção infanto-juvenil, além da TV, comentados pelo time de VEJA
Conteúdo para assinantes
Continua após publicidade

‘O Túnel’, um exemplar da vitalidade do cinema sul-coreano

Filme de 2016 do diretor Seong-Hun Kim chega em DVD ao Brasil

Por Da redação
6 jul 2017, 18h03
filme-o-tunel-capa
DVD – O Túnel (Teo-Neol, Coreia do Sul, 2016. Califórnia) (Divulgação/Divulgação)

Jung-Soo (Jung-Woo Ha) dirige tranquilo na estrada quase vazia, com a única preocupação de não se atrasar demais para a festinha de aniversário da filha. Em uma fração de segundo, tudo terá mudado: o mundo desaba sobre ele — ou, melhor dizendo, o túnel recém-inaugurado que ele atravessava em seu automóvel. Sem nenhum ferimento grave, mas confinado por toneladas de escombros, imprensado entre as ferragens do carro e atordoado, Jung-Soo ainda não percebeu como é extrema a sua situação. Pelo celular (cuja bateria ele tem de economizar), descobre que nem os engenheiros sabem precisar em que ponto do túnel ele está preso. Um bolo de aniversário e duas garrafas de água é tudo o que ele tem para suportar a espera por socorro — que, como ele lentamente se dá conta, pode se estender por dias ou mesmo semanas, e talvez resulte infrutífera.

Do contraste entre a solidão enlouquecedora do protagonista no interior do túnel e a confusão de autoridades, policiais, repórteres e curiosos que se forma do lado de fora, o diretor Seong-Hun Kim produz mais um exemplar da vitalidade e da imensa criatividade do cinema sul-coreano, que nesta semana está em evidência também com Okja, da Netflix. Quando um envolvido na tentativa de resgate morre, o dilema se agrava: seria justo prosseguir na busca e talvez perder outras vidas, quando o próprio Jung-Soo talvez já tenha sucumbido? Combinando sátira e drama com fluência, Kim homenageia em enredo e tom o clássico A Montanha dos Sete Abutres, que Billy Wilder dirigiu em 1951.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.