‘Tinder’ Cristão: quem criou o aplicativo de namoro para evangélicos
Ricardo e Eliana Sá são fundadores do 'Caná: Encontros pela Fé'

Cristão e terapeuta de casal, Ricardo Sá, 63 anos, pregava em um retiro quando um jovem se aproximou e lhe perguntou: ‘É muito difícil encontrar alguém com os mesmo valores que eu’. A reclamação se tornou uma fonte de inspiração para Ricardo e sua mulher Eliane Sá, 59 anos – assim, desenvolveram o aplicativo de relacionamentos Caná: Encontros pela Fé, dedicado para aqueles que buscam uma conexão que vai além do casual. “Foram os cristãos solteiros que nos procuraram para uma ajuda, não foi nada pensado”, conta à coluna GENTE. Os que entram no flerte cristão, sejam católicos ou evangélicos, estão à procura do mesmo: “sexo após o casamento, relação profunda e constituição de uma família”.
A rede de namoro cristão começou em 2009, quando Ricardo e Eliana criaram uma página no Facebook dedicada aos solteiros que seguiam a palavra de Jesus, atualmente com mais de 300 mil inscritos. O aplicativo foi criado em 2018, o que só incentivou o match cristão. “É resultado da nossa missão. Eu e minha mulher viajamos há muitos anos pregando retiros para casais”, acrescenta Ricardo.
A plataforma propõe a experiência do namoro que já tem planos de noivado. “São pessoas que pensam na religião como uma coisa muito importante e que pensam no futuro. Nos aplicativos tradicionais há ausência de compromisso, ausência dessa vivência vocacional”, diz ele que acredita ver a religião como uma vocação. Até mais. um estilo de vida. Por isso tantos solteiros preferem ficar restritos a uma “bolha”, até para evitar frustrações. Apesar do seleto grupo, o idealizar, não impõe restrição de qualquer religião ao app. “Partindo do princípio de que não somente cristãos possuem valores compatíveis com o amor, a família e o matrimônio, qualquer um pode baixar o app”, defende.