Sting se apresenta no Rio hoje; veja as polêmicas do astro
Músico volta ao país depois de oito anos

Gordon Matthew Thomas Sumner, o Sting, se apresenta nos próximos dias em três cidades brasileiras. O cantor e baixista, ex-The Police, faz shows no Rio de Janeiro, nesta sexta; em São Paulo, no domingo; e em Curitiba, na terça. Em 2024, o britânico afirmou que as acusações contra o produtor musical americano Sean “Diddy” Combs não “mancham” o legado da canção Every Breath You Take. O sucesso de 1983 da banda The Police foi sampleado pelo rapper, na música I’ll Be Missing You, lançada em 1997. “Não. Quero dizer, eu não sei o que aconteceu com Diddy. Mas isso não mancha a música para mim. Ainda é a minha música”, disse o astro ao jornal Los Angeles Times.
O lendário vocalista, diferente de outros artistas, que não gostam quando colegas regravam ou façam samples de suas composições, tem o hábito de liberar sem grandes transtornos suas músicas para reutilização. “Nunca me oponho quando alguém quer usar [minha música], porque sempre aprendo algo sobre ela que eu não sabia ou não tinha previsto. E sou pago, então por que não? Isso as mantém atuais. As músicas são organismos vivos — você precisa continuar soprando vida nelas ou apresentando novos companheiros”.
Sting sempre foi engajado nas causas sociais e ambientais. Fundador, junto com sua esposa Trudie Styler, da Rainforest Fund, organização criada pelo casal em 1989 para proteger florestas tropicais e os povos indígenas. No dia 30 de janeiro, foi uma das atrações do FireAid Benefit, concerto beneficente em prol das vítimas dos incêndios em Los Angeles.