Preta Gil e sua família de brilhantes artistas: uma carreira sem igual
Cantora morreu neste domingo, 20

Após uma longa batalha contra um câncer no intestino, Preta Gil faleceu em meio a um tratamento experimental que estava recebendo nos Estados Unidos. Filha do lendário músico e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha (que inspirou a famosa canção Drão), Preta fazia parte de uma verdadeira dinastia artística brasileira. Seu sobrenome já revela parte dessa impressionante árvore genealógica, que inclui alguns dos maiores nomes da cultura nacional.
A família de Preta é um verdadeiro berço de ouro da música brasileira. Além de seu pai, ela era sobrinha de consideração de Caetano Veloso (ele foi casado com Dedé Gadelha, irmã de Sandra) e tinha como madrinha ninguém menos que Gal Costa. Seus meio-irmãos Bem e José – filhos do relacionamento de Gilberto Gil com Flora, com quem é casado até hoje – também seguiram a carreira musical.
Além desse círculo artístico extraordinário, Preta deixa seu único filho, Francisco Gil Müller (integrante do grupo Gilsons), fruto do casamento com o ator Otávio Müller, e sua neta Sol, de 9 anos. Apesar de ter crescido entre grandes nomes da MPB, Preta construiu sua própria identidade como artista e ativista, tornando-se referência na luta contra o racismo, a gordofobia e pelos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIAPN+.