Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Paralimpíada: Presente em quase todos os esportes, os destaques do Brasil

Jogos começam nesta quarta-feira, 28

Por Giovanna Fraguito 27 ago 2024, 18h21

Os Jogos Paralímpicos começam nesta quarta-feira, 28, em Paris, na França, e reúnem os melhores atletas com deficiência do mundo, em 22 modalidades. Nesta edição o Brasil leva a segunda maior delegação dos Jogos Paralímpicos de 2024. Com 255 paratletas, o país fica atrás apenas da China, com 280 membros. Serão 138 são homens e 117 mulheres, o que marca um recorde do Brasil com 45% de representação feminina em uma edição de jogos Paralímpicos. Os atletas estão em 20 das 22 modalidades. O Brasil não conseguiu vaga apenas no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.

A atleta com mais participações paralímpicas da delegação é a nadadora Edênia Garcia, que está a caminho da sexta edição. Ela esteve presente em Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2021. Aos 37 anos, a nadadora da classe S3 tem três medalhas, duas pratas e um bronze, no currículo.

O pernambucano Phelipe Rodrigues é o brasileiro com mais medalhas na história da competição entre os 280 atletas convocados pelo país para esta edição dos Jogos. O nadador da classe S10 já levou para casa oito medalhas. Ele conquistou ao menos uma medalha em cada uma das quatro edições dos Jogos que disputou – de Pequim 2008 a Tóquio 2020. No total, ele soma cinco pratas e três bronzes.

Outros destaques são Lucas Mozela, da natação. Petrúcio Ferreira, do atletismo, recordista mundial dos 100m rasos na classe T47, e um dos favoritos ao ouro. Yeltsin Jacques, também do atletismo, que vem de uma campanha vitoriosa em Tóquio e é favorito em Paris. Ricardinho, do futebol de 5, considerado um dos melhores do mundo na modalidade, lidera a seleção brasileira. Alana Maldonado, do judô, campeã mundial e medalhista paralímpica, outra forte candidata ao ouro. Fernando Rufino, da canoagem, medalhista de ouro em Tóquio. 

Além de Jerusa Geber, do atletismo, atual recordista mundial nos 100 m pela classe T11 com o tempo de 11s83. E Sophia Kelmer, de 16 anos, atleta mais jovem da seleção brasileira de tênis de mesa. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.