O rumo ‘cinzento’ da televisão aberta e a crise que se abate nas novelas
Retrospectiva GENTE: especialistas foram ouvidos ao longo do ano

Um dos temas que não saíram de pauta da coluna GENTE ao longo do ano foi a queda considerável da audiência na TV aberta, principalmente com foco nas telenovelas, seu principal produto de entretenimento gratuito consolidado há décadas no país. A névoa cinzenta que paira sobre os números que oscilam para baixo nos últimos meses ainda não possibilita enxergar o que nos aguarda no horizonte.
Leia também: O que está causando o divórcio do público com as novelas da TV Globo
Novela: uma atração em declínio na TV brasileira?
Entretanto, prestes a fazer 60 anos em 2025, é sabido que a TV Globo, emissora líder do Brasil, sofre consequências da chegada do streaming na última década e da fuga de talentos devido a pressões do mercado e a um novo tipo de contrato de trabalho entre atores, autores, diretores e a própria empresa. Mania de você pode até ter seu final antecipado. Em diversas entrevistas com teóricos e pesquisadores, a coluna trouxe análises e discussões que tentam dar conta dessa crise, como nunca antes sentida nas multitelas disponíveis aos telespectadores, cada vez mais conectados e dispostos de mais e mais opções.
Leia também: O novo cuidado da TV Globo na escalação de atores para novelas
O imenso esforço da TV Globo para não perder protagonismo do mercado
Justamente no momento que mais se mostra plural e traz para frente das câmeras a diversidade tanto cobrada, a TV Globo não encontra eco em suas produções. Está aí o desafio a enfrentar à beira de seu aniversário.
Leia também: O real motivo para Globo antecipar final de ‘Mania de Você’