O cancelamento de Sydney Sweeney após anúncio e apoio a Donald Trump
Atriz enfrenta a ira de seguidores mais uma vez

Sydney Sweeney, estrela de polêmica campanha publicitária da American Eagle, tem registro como filiada ao Partido Republicano, de Donald Trump, desde junho de 2024, segundo dados oficiais do estado da Flórida, recentemente divulgados. A informação reacendeu debate sobre o posicionamento político da atriz, que evita se pronunciar sobre o caso.
Embora Sweeney negue qualquer intenção política, os episódios esquentaram mais uma vez suas redes sociais – muitos seguidores, incluindo brasileiros, pedem seu cancelamento em Hollywood. Os do Brasil, claro, fazem, em sua maioria, menção ao tarifaço do presidente americano sobre produtos brasileiros.
A propaganda em questão gerou críticas por trazer trocadilhos entre “jeans” (calça) e “genes” (genética), sugerindo que seu corpo seria resultado de uma “herança perfeita”. A frase “meus genes são azuis” foi interpretada por muitos como referência à expressão “sangue azul”, popularmente associada à ideia de superioridade racial, o que remete a valores eugenistas, racistas e capacitistas. A polêmica se somou a outras já vividas pela atriz, como a festa de aniversário da mãe, em 2022, onde convidados usavam bonés semelhantes ao slogan de Trump (“Make America Great Again”) e camisetas do movimento “Blue Lives Matter”, criado em resposta ao “Black Lives Matter”. Xii..