‘O brasileiro tem uma relação emocional com chocolate’, diz empresária
Tatiane Freitas, diretora comercial de varejo da Dom Casero, fala à coluna GENTE

Graduada em Administração, com pós-graduação em Psicologia Organizacional, Tatiane Freitas, 41 anos, iniciou sua trajetória profissional na área de atendimento em uma multinacional. Junto com o marido e o cunhado, resolveu largar tudo e apostar no antigo sonho de empreender. Deram vida a Dom Casero, empresa brasiliense atualmente com 22 lojas, entre Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A marca de chocolates e biscoitos finos, em belas embalagens de presentes, aposta alto para esta Páscoa. Na essência, receitas de família, muitas delas da sogra, chef de gastronomia, que fazia bolos de rolo e biscoitos. A seguir, o bate-papo.
Fale sobre os planos de expansão da empresa para diferentes regiões do país. A expansão da Dom Casero tem sido um processo natural. Começamos em Brasília, onde estabelecemos nossa base, e depois conquistamos o Rio, fortalecendo conexão com os clientes. Agora, há mais de um ano, estamos em São Paulo, um mercado dinâmico que abraçou nossa proposta de trazer inovação ao varejo. Nosso foco não é apenas vender produtos, mas transformar a relação dos clientes com suas memórias afetivas.
Por que investir mais em lojas de shopping do que de rua? Os shoppings oferecem ambiente estruturado, com segurança e fluxo contínuo de clientes, o que enriquece a experiência do consumidor. Para a marca, focada em momentos especiais, o shopping se torna cenário ideal. É um espaço onde o cliente pode desacelerar, degustar nossos produtos com tranquilidade e se conectar com a marca, longe da correria.
Como anda o hábito do brasileiro para chocolates? O brasileiro tem uma relação emocional com o chocolate. Ele vai além de ser apenas um doce; é um símbolo de afeto, celebração e conforto. Embora o consumo continue forte, notamos crescente demanda por produtos com ingredientes mais nobres, chocolates com maior teor de cacau e experiências sensoriais únicas.
Como surgiu a Dom Casero? Nasceu do desejo de criar algo que marcasse a vida das pessoas. Em 2006, eu, Tatiane Freitas e Denis Carvalho chegamos a Brasília e vimos a oportunidade de transformar o mercado de biscoitos e chocolates. Começamos em feiras de moda, enfrentamos diversos desafios, mas nunca desistimos de nosso propósito. Mais do que vender produtos, queríamos criar memórias afetivas e experiências inesquecíveis
Qual é o diferencial da marca hoje em relação às outras? Nosso grande diferencial está nisso: não somos apenas uma empresa de biscoitos, somos uma empresa de pessoas que tornam a mágica possível, com ingredientes simples e muito amor. Sempre em busca de inovação, oferecemos sabores surpreendentes, sem perder a nossa essência familiar e acolhedora.
O mercado de chocolates no Brasil anda aquecido, com o surgimento de marcas nacionais. É uma tendência passageira ou você percebe que é algo a se considerar a longo prazo? Definitivamente, essa tendência não é passageira. O Brasil possui um dos maiores mercados de chocolate do mundo, e o público está cada vez mais em busca de marcas que compartilham histórias autênticas, oferecem inovação e elevam a experiência de consumo.
Depois do café, o cacau se tornou o grande vilão da inflação. Será uma Páscoa “mais amarga” no bolso? Embora o cenário de inflação afete todo o setor, nosso compromisso sempre foi oferecer chocolates de alta qualidade, equilibrando custo e experiência de forma inteligente. Além disso, buscamos tornar o consumo de chocolate mais consciente, valorizando e ressignificando momentos especiais.
Quais são as novidades da marca para esta Páscoa? Temos a campanha “É Tempo de Florescer”. Entre as novidades deste ano, destacam-se dois lançamentos exclusivos: o Ovo de Dubai (R$ 289,90 – 400g): Chocolate ao leite com recheio de creme de pistache e crocância especial de kataifi, acompanhado de uma embalagem sofisticada que remete ao luxo de Dubai. E o Ovo de Páscoa de Maracujá (R$ 169,90 – 400g): Chocolate ao leite recheado com brigadeiro de maracujá, trazendo um toque tropical irresistível, acompanhado de uma lata decorada, perfeita para quem busca sofisticação.