Milton Hatoum é eleito para Academia Brasileira de Letras
Escritor ocupará a cadeira que pertencia ao Cícero Sandroni

O escritor Milton Hatoum foi eleito nesta quinta-feira, 14, para a cadeira 6 da Academia Brasileira de Letras (ABL), na sucessão do também escritor, o jornalista Cícero Sandroni, morto em junho deste ano. Além de romancista, Hatoum é contista, ensaísta, tradutor e professor universitário. Em 1989, seu primeiro romance Relato de um certo Oriente, publicado pela Companhia das Letras, ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Romance e foi adaptado para o cinema com o filme de mesmo nome cuja direção é de Marcelo Gomes.
Milton nasceu em Manaus, em 1952. Em 1968, mudou-se para Brasília, onde estudou no CIEM (Colégio de Aplicação da UnB). Morou toda a década de 1970 em São Paulo e diplomou-se em arquitetura na FAU(USP), onde desenvolveu uma pesquisa sob a orientação do geógrafo Milton Santos. Em 1978-79 foi professor de história da arquitetura na Universidade de Taubaté. Foi professor visitante da Universidade da California (Berkeley) e da Sorbonne, bolsista da Fundação Vitae (1988), da Maison de sÉcrivainsÉtrangers (Saint-Nazaire/França) e escritor residente das Universidades Yale e Standford e do International Writing Program (Iowa/EUA).
Em 2000, publicou o romance Dois irmãos, indicado para o Impac-Dublin Literary Award, 2004. O título foi publicado em Argentina, Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Líbano, Portugal, República Tcheca e Sérvia. Também adaptado para o audiovisual, na minissérie da TV Globo, de direção de Luiz Fernando Carvalho e roteiro de Maria Camargo.