Jornal reclama de ‘invasão’ brasileira após criticar ‘Ainda Estou Aqui’
Le Monde deu apenas uma estrela ao filme, em uma escala de quatro

Qualquer menção a Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, ou a Fernanda Torres, estrela do filme, provoca uma chuva de comentários nas redes sociais. No perfil do jornal francês Le Monde não foi diferente. Contudo, a recepção não é exatamente positiva. Nesta segunda-feira, 27, o veículo afirmou que foi “invadido” por comentários de brasileiros. “Em dois dias, o jornal teve que apagar cerca de 21.600 comentários de conteúdo ofensivo, principalmente no Instagram, em comparação com 700 por dia em tempos normais. Uma ‘invasão’ que a imprensa brasileira amplamente repercutiu”, disse Bruno Meyerfeld, escritor brasileiro que possui uma coluna no veículo.
A repercussão foi uma resposta à crítica negativa feita pelo jornal ao longa-metragem brasileiro. Publicada em 15 de janeiro, a resenha assinada por Jacques Mandelbaum deu apenas uma estrela ao filme, em uma escala que vai até quatro, descrevendo-o como “hierático”, protagonizado por uma atriz (Fernanda Torres) “bastante monótona”.
Bruno relata que o Le Monde ficou surpreso com a avalanche de “ataques” de internautas brasileiros e descreve os comentários como às vezes engraçados, outras vezes machistas, ou até “mal-intencionados”, como os que comparam os franceses a “porcos que nunca tomam banho”. “Para eles (brasileiros), é impossível não gostar deste filme melodramático e de estilo consensual, cuja temática ressoa num Brasil castigado pelo mandato de Jair Bolsonaro”, escreve Meyerfeld.