Educadoras listam 12 filmes e séries que discutem tema de ‘Adolescência’
Produção da Netflix fala sobre um jovem acusado de matar uma colega de classe

Série do momento na Netflix, Adolescência, estrelada por Owen Cooper e Stephen Graham, tem levantado a discussão sobre os perigos da exposição de crianças e adolescentes à internet. A trama fala sobre um jovem de 13 anos que é preso acusado de matar uma colega de classe. O tema, no entanto, não é novo no campo do audiovisual. Outras produções já abordaram bullying e impacto emocional e social na geração. As educadoras Audrey Taguti, diretora pedagógica do Brazilian International School (BIS), e Ana Cláudia Favano, gestora da Escola Internacional de Alphaville, selecionaram 12 filmes e séries que podem ajudar responsáveis e profissionais de educação a entender melhor sobre o assunto.
Clube dos Cinco (1985). Cinco adolescentes do ensino médio ficam de “castigo” após cometer pequenos delitos na escola. Como punição, eles são obrigados a escrever uma dissertação de mil palavras sobre si mesmo. Embora relutantes, eles vão percebendo aos poucos os seus próprios sonhos, frustrações e histórias.
Meninas Malvadas (2004). O filme, que completou 20 anos em 2024, trata da história de Cady Heron (Lindsay Lohan), que começa a frequentar uma escola pública no subúrbio dos Estados Unidos e precisa enfrentar as estudantes de um grupo de elite do colégio. Depois de fazer uma aliança secreta com alguns excluídos da escola para derrotar a calculista Regina George (Rachel McAdams), Cady deve lutar para continuar fiel a si mesa ao longo do ensino médio.
Glee (2009). Com seis temporadas, a série narra o trabalho de um professor que tenta restaurar o coral de uma escola com a ajuda de jovens talentosos que sonham com o estrelato, enquanto lidam com o mundo real. A comédia musical trata de temas como bullying, sexualidade, religião, gravidez e relacionamentos.
A Mentira (2010). A comédia romântica aborda a história de Olive (Emma Stone), uma estudante certinha que começa a inventar fofocas sobre sua vida privada e vê sua vida mudar da noite para o dia. As colegas ficam contra ela e os professores, preocupados. Com o apoio da família e amigos, a jovem luta para assumir sua nova identidade e acabar com os rumores.
Precisamos falar sobre Kevin (2011). Baseado no romance de Lionel Shriver, o longa acompanha uma mãe (Tilda Swinton) que precisa lidar com seus sentimentos e as consequências de um crime hediondo cometido pelo seu filho adolescente, Kevin (Ezra Miller).
As vantagens de ser invisível (2012). Estrelado por Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller, o filme conta a história de um jovem que enfrenta depressão, traumas e precisa lidar com o desafio de interagir na nova escola. Ao lado de dois amigos, ele experimenta amor, perda, medo e esperança. Além de depressão, o longa aborda temas como amizade, saúde mental, identidade, violência doméstica, abuso sexual e suicídio.
Simplesmente Acontece (2014). O romance britânico trata de dois amigos inseparáveis, Alex (Sam Claflin) e Rosie (Lily Collins), que são separados após o jovem ganhar uma bolsa de estudos e mudar de cidade. Cada um segue com sua vida, mas o destino continua atraindo um ao outro. O desafio, no fim, é fazer as escolhas certas com relação ao amor.
13 Reasons Why (2017). Com quatro temporadas, a produção da Netflix, baseada no livro de mesmo nome de Jay Asher, trata da história de um estudante que se vê envolvido em diversos mistérios provocados pelo suicídio de uma amiga. Entre os temas abordados na trama estão bullying, depressão, assédio sexual, além do suicídio.
Com amor, Simon (2018). A comédia romântica trata da vida de Simon Spier (Nick Robinson), um adolescente de 17 aos que esconde da família e amigos que é gay. A situação fica ainda mais complicada quando ele se apaixona por um colega anônimo na internet. O longa mistura tons divertidos e emocionantes sobre se encontrar e apaixonar por alguém.
Em Defesa de Jacob (2020). Com uma temporada, a série é semelhante à Adolescência, narrando a história de uma família que tem a vida transformada após o filho ser acusado de matar um colega de escola. O drama fica em torno do pai do jovem, Andy (Chris Evans), que é designado como promotor público assistente do caso. A produção é baseada no livro de William Landay.
Confissões de uma garota excluída (2021). A produção brasileira acompanha a história de inteligência e excêntrica Tetê (Klara Castanho), que faz de tudo para se enturmar na nova escola após se mudar para a casa da avó. A obra é baseada no best-seller Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-amada e (Um Pouco) Dramática, da escritora brasileira Thalita Rebouças.
Infância Interrompida (2024). A minissérie sueca, também da Netflix, gira em torno dos amigos Billy e Doug, recrutados por uma gangue local. Eles enfrentam a violência de perto e percebem que são jovens demais para se proteger. Entre dilemas morais, a obra é um retrato do poder da amizade na infância e a representação do que pode acontecer quando a sociedade falha na proteção de quem mais precisa.